A Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) autorizou a desativação da praça de pedágio instalada no Km 71 da BR-116 (Rio-Teresópolis-Além Paraíba), na localidade de Três Córregos, em Teresópolis. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo prefeito da cidade, Jorge Mário, antecipando o anúncio que será feito nesta sexta-feira em Teresópolis Diretor Geral da ANTT, Bernardo Figueiredo. Com a medida, Teresópolis não terá mais pedágios em seu território.
A desativação da praça de pedágio é o fim de uma luta de dez anos. Segundo o prefeito, o posto de cobrança provocou a decadência econômica do segundo distrito de Teresópolis, que praticamente ficou isolado do Centro urbano do município. A medida foi comemorada pelos integrantes do movimento Pedágio Não.
– FinalmenteTeresópolis ficará livre definitivamente da praça de pedágio. A ANTT garantiu que o pedágio será removido em breve e que não será transferido para nenhum outro trecho da rodovia dentro dos limites do município – disse o prefeito.
O presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro, Delcyr Resende, também comemorou o anúncio da retirada definitiva da praça de pedágio.
– Será ótimo não só para os produtores do 2º Distrito de Teresópolis, mas também para os produtores das cidades vizinhas. A praça faz o produtor pagar dois pedágios, o que encarece muito o frete. Sem o pedágio, esse problema acaba.