A medida que garante o acesso a passagens gratuitas ou com desconto mínimo de 50% em viagens interestaduais para idosos com idade superior a 60 anos e renda de até dois salários mínimos entrou em vigor há dois dias e ainda não está sendo cumprida. Das 14 empresas que oferecem esse tipo de transporte na rodoviária da cidade, apenas a Nacional Expresso já adequou o serviço.
A resolução 1692/06 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi aprovada para atender o Estatuto do Idoso e vale em todo o território nacional.
De acordo com o gerente externo da rodoviária, Roberto Hernandes, a procura maior tem sido por telefone. “Os idosos ligam, informam-se, mas muitos ainda não entenderam a diferença de interestadual e intermunicipal”, conta.
O atendente da Nacional Expresso, Celso Reis, diz que nenhum passageiro viajou usufruindo o benefício, pois só é permitida a entrega do bilhete mediante apresentação de carteira de identidade e de comprovação de renda. “Uma senhora veio pedir a passagem, mas preferiu pagar quando pedi a documentação”, relata.