Os apicultores reivindicam liberação imediata de recursos para socorrer produtores
Um protesto “contra a burocracia e a crise vivida pelo setor apícola por falta de investimentos públicos”, os apicultores da microrregião de Picos, cidade conhecida como capital do mel, prometem interditar, no dia 5 de setembro, as BRs 230, 407, 020 e 316, que compõem um dos principais entroncamentos rodoviários do Nordeste. Apenas em 2008, os produtores de mel da região ajuizaram quatro ações junto à Procuradoria da República no município de Picos para que a Justiça resolva a questão.
Através de associações, os apicultores reivindicam liberação imediata de recursos para socorrer produtores nas regiões melíferas do Piauí, Ceará, Maranhão e Pará, de verbas para a construção de pelo menos cinco casas de mel dentro dos padrões exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realização de novos financiamentos diretos para o apicultor (como os do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste – FNE), menor burocracia nos bancos, fiscalização da aplicação dos recursos federais, estaduais e de Organizações da Sociedade Civil, descentralização da apicultura no Piauí, auditoria da Casa Apis (centralde processamento de mel localizada em Picos) e seguro apícola.
Segundo representantes da Cooperativa Apícola da Grande Picos (Cooapi), Associação de Mulheres Apícolas, Campil e Movimento Popular de Agricultores (MOPA), os produtores de mel “estão sentindo no corpo, na alma e no bolso momentos cruciais por causa da frieza da burocracia e descaso com que estão sendo tratados”.
Os produtores queixam-se do preço defasado do produto e da ausência de compradores, da inadimplência junto aos agentes credores, das condições desumanas de trabalho e de abandono por parte do Ministério da Agricultura, por exemplo. De acordo com as associações, há produtores “vivendo à míngua, desfazendo-se de bens, como caminhões e colméias”. As entidades cobram da Justiça investigação sobre “quem está tendo privilégios, onde e como estão sendo aplicados
recursos federais da apiculturano Estado”.
A previsão é de que obloqueio das rodovias, que será feito com a interposição de caixas de abelha, seja iniciado a partir das 8h, sendo que não há previsão para seu término. De acordo com os representantes dos apicultores, será uma manifestação pacífica e espontânea, haja vista que não se obteve resultados através da Justiça.