Após mais de 15 anos de espera, BR-429/RO será recuperada em toda sua extensão
FINALMENTE! Após mais de 15 anos, BR-429/RO será recuperada em toda sua extensão. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Reivindicação da população rondoniense vem desde 2009, quando as primeiras intervenções foram feitas; de lá para cá, ocorreram atrasos históricos. Obra vai custar R$273,7 milhões

Após 16 anos de começa-para, as obras de recuperação e de pavimentação de 251,6 quilômetros da BR-429, conhecida como Rodovia da Integração, em Rondônia, vão ser iniciadas, novamente.

Deste vez, o investimento será de R$273,7 milhões e os trabalhos,com prazo de execução de cinco anos, serão de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A Ordem de Serviço (O.S.) foi assinada, na manhã dessa segunda-feira (4), e prevê serviços de manutenção/conservação da rodovia, no trecho entre os municípios de Presidente Médici e São Francisco do Guaporé, na região do Vale do Guaporé, em Rondônia.

Segundo o Dnit, foram assinados três contratos que contemplam ações de conservação e recuperação de todo o trecho da rodovia, entre elas, a revitalização entre os km 0 e 251+600.

Ações desenvolvidas

Segundo o cronograma, haverá serviços de conservação rotineira, preventiva periódica e emergencial. Entre as intervenções previstas estão a recuperação do pavimento, melhorias na sinalização, além de roçada, capina e limpeza dos dispositivos de drenagem e da faixa de domínio.

Tais ações são essenciais para preservar as características físicas e operacionais da rodovia dentro dos padrões de serviço estabelecidos pela Autarquia.

Investimento por trecho

Ainda conforme o projeto de recuperação, o trecho entre Presidente Médici (RO) e Alvorada (RO), com 78,17 quilômetros de extensão, deve ter aporte de cerca de R$108,2 milhões; enquanto o que fica entre Alvorada (RO) e Seringueiras (RO), com 77,13 quilômetros, terá investimento de R$107,2 milhões. Já, o segmento de Seringueiras (RO) a São Francisco do Guaporé (RO), com 96,3 quilômetros, terá investimento de, aproximadamente, R$58,2 milhões.

Atrasos históricos

Após mais de 15 anos de espera, BR-429/RO será recuperada em toda sua extensão
ÚLTIMA AÇÃO: Em 2024, o Dnit realizou serviços de recuperação, entre os km 47+180 e 49+190, em Alvorada do Oeste. Foto: Divulgação/Dnit

Desde 2009, os usuários da BR-429 e a população rondoniense anseiam pelas melhorias na estrada. Crucial para o Vale do Guaporé, sua má conservação motivou pedidos constantes por melhorias. Mas, infelizmente, o que se viu ao longo desses anos, foram promessas e inícios de serviços que não foram cumpridos.

A obra mais recente, desde então, ocorreu em 2024,quando o Dnit finalizou a recuperação de trechos específicos, como em Alvorada do Oeste (RO), com investimentos de cerca de R$ 5 milhões para melhoria do pavimento e sinalização.

Ligação com a Bolívia

Considerada de extrema importância e estratégica por ligar seis municípios no sudeste/noroeste de Rondônia, a Rodovia da Integração é uma rodovia federal e constitui a principal via de acesso para diversos municípios da região noroeste do estado. Seu traçado tem início em Presidente Médici (RO) e segue até Costa Marques, na fronteira com a Bolívia, atravessando o Vale do Guaporé.

A BR-429 desempenha papel estratégico no escoamento da produção agropecuária, especialmente de grãos e da pecuária de corte. Sua relevância, no entanto, vai além da logística, sendo fundamental para a economia regional e para a integração internacional, além de contribuir para o fomento ao turismo.

Após mais de 15 anos de espera, BR-429/RO será recuperada em toda sua extensão
IMPORTÂNCIA: Após conclusão, obras vão contribuir para a modernização da via, proporcionando mais segurança aos usuários e melhor fluidez ao tráfego. Foto: Divulgação/Dnit

Tais obras de recuperação vão contribuir para a modernização da via, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários e melhor fluidez ao tráfego.

9 COMENTÁRIOS

  1. Lula vai começar os serviços de restauração da BR 429 pra ver se atrai votos, mas será o próximo Presidente Flávio Bolsonaro que vai concluir e reinaugurar se Deus quiser.

  2. Parabéns aos servidores do DNIT pelo empenho e pela grande obra do governo federal para o Estado de Rondônia! A população estava esperando ansiosa! E esclareço novamente aos ignorantes: Trata-se de uma obra do governo federal!

  3. O governador do estado foi tão ruim, que conseguiu ser pior que todos os anteriores.

  4. Uma vergonha pra nosso estado, um descaso com a população, todas nossas rodovias estão ruim, mirante da serra ouro preto, tarilandia Jaru, intransitável. Entre Jaru e tarilandia está tudo abandonado.

  5. Mais ➕️ uma grande obra do governo federal, espero que seja breve

  6. época de politica fica tudo mais fácil? tenho nojo desta politicagem em nosso país, mas chega? vamos dizer não para esses políticos (deputados), que trafegam nesta BR 429, uns com 4 mandatos, 3 mandatos,2 mandatos, não vamos votar mais nesses cidadãos, não merecem a nossa confiança

  7. então, época de politica esses hipócritas fazem tudo, tenho vergonha desta politicagem nojenta, sera que nunca vai mudar? É agora é hora não votarmos tbm nesses deputados Estaduais que vai e vem nesta BR 429, diga não a esses cidadãos, e todos que tiraram votos em: Alvorada, São Miguel, Seringueiras, São Francisco e Costa Marques, que tem mandatos esta na hora de fazermos justiça com o nosso voto, pensa nisso?

  8. Obrigado governo federal pelo belo investimento no Estado de Rondônia

Comentários encerrados