
Serviços estão paralisados desde 2014, e serão retomados pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), responsável pela rodovia
Após mais de uma década de paralisação, os serviços de recuperação e pavimentação da rodovia MG-170, entre Pimenta e Guapé, no Sudoeste e Centro-Oeste mineiro, estão sendo retomados.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os trabalhos em uma extensão de 15,2 quilômetros terão investimentos de R$68 milhões. A obra foi autorizada em 27 de junho deste ano pelo Governo de Minas.
Dentre as melhorias, estão a recuperação do pavimento existente, pavimentação de trecho não pavimentado e complementação de pontes.
Após a conclusão dos serviços, a rodovia deverá favorecer a conexão das regiões Sul e Sudoeste de Minas, por meio da BR-265 e da MG-050, ao oferecer uma ligação completamente asfaltada, beneficiando o transporte de grãos, sobretudo café e soja, além da vocação turística da região, com destaque para o distrito de Santo Hilário, muito procurado por ser banhado pelo Lago de Furnas.
Desde 2014
Paralisadas desde 2014, as obras, há 30 anos, a população espera a conexão pavimentada do trecho, que beneficia, diretamente, mais de 20 mil habitantes dos dois municípios.
A chegada das obras é comemorada pelos moradores da região. É o caso do eletricista Fharlley Gonçalves Barbosa, de Guapé (MG). Em sua avaliação, a pavimentação da rodovia que vai trazer muitos benefícios, principalmente para o setor do turismo. “É um sonho que estamos realizando”, diz.
Segundo o DER, a expectativa é de que a obra seja finalizada em 2026, tanto o trecho de recuperação do asfalto que já existe, quanto o trecho de asfaltamento de mais de 12 quilômetros e o encabeçamento de pontes.
O prazo de execução do contrato é de 450 dias consecutivos, contados a partir da data da ordem de início. De acordo com a empresa contratada, a obra proporciona a geração de cerca de cem empregos diretos e outros 400 indiretos.
A obra
As intervenções na MG-170 estão incluídas no programa “Caminhos pra Avançar”, e foram divididas em dois lotes.
No Lote 1, será feita a melhoria de 2,72 quilômetros em segmentos descontínuos, além da complementação de duas pontes, uma sobre o Córrego Grande ou Cachoeira, com a finalização do tabuleiro e o encabeçamento, e a outra sobre o Ribeirão Jardim, para conclusão da laje de transição.
Já no Lote 2, será implantada a pavimentação de 12,48 quilômetros contínuos, que completam o acesso a Guapé (MG), além da instalação de sinalização vertical e sinalização horizontal, bem como obras de drenagem.
Reparação socioeconômica
O Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho foi firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e a empresa Vale S.A, com mediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), após o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho.
O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, econômicos e ambientais.











