BOA INICIATIVA: Matéria exclusiva do Estradas que apurou que ônibus com torcedores do Corinthians estava irregular, Ipem do Paraná realiza operação especial, nessa quarta (30). Foto: Divulgação/Ipem-PR

Reportagem apurou, com exclusividade, que ônibus Scania estava irregular, no dia da tragédia, pois o cronotacógrafo estava vencido desde 2020; sete pessoas morreram na BR-381. Fiscalização flagrou 10 veículos irregulares

Após matéria do portal Estradas – que apurou – com exclusividade – que o ônibus Scania, que transportava torcedores do Corinthians e se envolveu em acidente (sinistro) na BR-381, resultando em sete mortes, estava irregular, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) resolveu realizar uma operação conjunta com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) do Paraná para fiscalizar cronotacógrafos – a caixa preta do setor de transportes rodoviário , de caminhões e ônibus na PR-092, a Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, nessa quarta-feira (30). Dos 50 veículos vistoriados pelos técnicos do Ipem-PR, dez estavam irregulares.

Na ocasião do sinistro, no último 20 de agosto, a reportagem apurou que o equipamento obrigatório do veículo estava vencido há quase três anos e não poderia circular. O cronotacógrafo registra a velocidade praticada, o tempo de direção e a distância percorrida, informações essenciais para a perícia apurar o que realmente ocorreu no momento da tragédia.

Além de estar com o equipamento irregular, o ônibus Scania não tinha autorização para realizar àquela viagem nem tampouco qualquer outro deslocamento, até que fosse regularizado o cronotacógrafo.

A reportagem também apurou que o ônibus – em nome da empresa C.F.V. Martins Transportes ME, de Jacareí (SP) – tinha registro de multa recente por excesso de velocidade.

Iniciativa importante

Finalmente, um órgão toma iniciativa e cumpre seu papel de agente fiscalizador. Segundo o coordenador do SOS Estradas e editor do portal Estradas, Rodolfo Rizzotto, o alerta foi justamente para conscientizar o poder público e as empresas transportadoras de carga e de passageiros sobre a necessidade de avaliar a jornada desses motoristas. “Os motoristas profissionais são explorados no Brasil. Muitos recorrem até as drogas para suportarem a jornada. Infelizmente, tanto o governo anterior quanto o atual tem sido negligentes quanto a jornada e uso de drogas. Temos mais de 150 mil laudos positivos de drogas somente de motoristas de ônibus e outros tantos de caminhão e carreta. Em 70% dos casos com uso principalmente de cocaína. Quase 4 milhões de condutores das categorias C, D e E, sumiram do mercado, possivelmente porque não passariam no exame que detecta o uso regular de drogas nos últimos 90 dias. Isto é indício claro de um sistema de exploração para o qual os governos parece querer fechar os olhos.”

Tragédia motivou operação

De acordo o Ipem do Paraná, a fiscalização dessa quarta-feira (30) foi motivada pelo acidente no último dia 20 com um ônibus da torcida do Corinthians entre as cidades de Brumadinho e Igarapé, em Minas Gerais. Dos 43 passageiros que haviam viajado para ver um jogo do clube paulista, sete morreram. A última verificação do tacógrafo do veículo havia sido feita há três anos. Porém, por lei, os tacógrafos devem ser vistoriados a cada dois anos.

A ausência do tacógrafo renovado é um indício de que pode haver outros problemas com o veículo, em geral alguns que podem efetivamente causar acidentes. Por isso a legislação do tacógrafo tem que ser cumprida”, destaca o presidente do Ipem-PR, César Mello.

Os dez veículos flagrados na operação estavam com a vistoria vencida do tacógrafo. Todos foram notificados a regularizar a situação, além de serem autuados futuramente. O valor da multa é calculado pelo departamento jurídico do Ipem-PR conforme cada caso, iniciando em R$ 1,5 mil e podendo dobrar em caso de reincidência.

Postos de fiscalização

O Paraná conta com 78 postos de verificação de tacógrafos espalhados pelo Estado. Porém, o motorista pode fazer a inspeção em qualquer posto do País credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), órgão federal que regulamenta os aparelhos.

Não só a operação de hoje, mas a vistoria habitual dos tacógrafos tem como intenção colaborar tanto com as empresas de transporte quanto com os próprios motoristas, oferecendo suporte técnico e educacional para que possam cumprir as normas de maneira eficaz”, destaca o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-PR, Gabriel Perazza.