FERNÃO DIAS: Condutor do ônibus perdeu o controle numa curva da Fernão Dias, próximo de Belo Horizonte (MG), quando retornava à capital paulista. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estradas apurou, com exclusividade, que veículo não podia circular, pois está com o cronotacógrafo vencido desde 2020; viagem era clandestina, segundo a ANTT

Pelo menos, sete* pessoas morreram e várias ficaram feridas depois que um ônibus, que transportava torcedores do Corinthians de volta à capital paulista, capotou na Rodovia Fernão Dias (BR-381), na madrugada deste domingo (20), em Igarapé, próximo a Belo Horizonte (MG).

O Estradas apurou, com exclusividade, que o veículo está com o cronotacógrafo – a caixa preta do setor de transportes rodoviário -, vencida há quase três anos e não poderia circular. O equipamento registra velocidade praticada, tempo de direção e distância percorrida. Informações essenciais para a perícia que fica prejudicada em função da irregularidade do equipamento.

A reportagem também apurou que o ônibus tem multa recente por excesso de velocidade. O veículo consta em nome da empresa C.F.V. Martins Transportes ME, de Jacareí (SP). Os torcedores seriam quase todos do Vale do Paraíba, em São Paulo.

A concessionária que administra o trecho, Arteris Fernão Dias, informou que o motorista do ônibus perdeu o controle quando bateu contra um talude (barranco) depois de fazer uma curva. O veículo transportava 48 pessoas e 10 ficaram presas às ferragens.

Ainda não sabemos as possíveis causas e nomes das vítimas. A assessoria de imprensa da PRF informou apenas que estava priorizando o atendimento às vítimas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é responsável pela autorização de viagens interestaduais e poderá informar se a viagem estava autorizada ou clandestina.

O Estradas manteve contato com a ANTT solicitando tais informações, e aguarda uma posição da Agência.

As vítimas

VÍTIMAS FATAIS: Allan Aguiar, Hamilton Santos, Rodrigo de Barros, José da Silva, Renan Barbosa, Andrew Francisco e Vanderlei Simão foram as vítimas fatais do acidente na BR-381, em Minas. Foto: Reprodução/Redes Sociais
  • Allan Luiz Sampaio Aguiar, 31 anos, era morador de Pindamonhangaba (SP)
  • Andrew Nicolas Francisco, 26 anos, era morador de São José dos Campos (SP)
  • Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, era morador Pindamonhangaba (SP)
  • José Antônio da Silva, era morador de Taubaté (SP)
  • Renan Wellington Barbosa, 32 anos, era morador de Taubaté (SP)
  • Rodrigo Lacerda de Barros, era morador de Taubaté (SP)
  • Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, era morador Pindamonhangaba (SP)

Feridos

Segundo os bombeiros, ao menos oito pessoas resgatadas do acidente foram atendidas em unidades de saúde da região e já receberam alta médica. Ao todo, 43 pessoas estavam no ônibus Scania.

Ainda segundo os bombeiros, os 36 sobreviventes foram encaminhados para hospitais municipais de Betim (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG); de Oliveira (MG), no Oeste de Minas Gerais; ao Hospital Municipal de Contagem (HMC), também na Grande BH; e ao hospital João XXIII, em BH.

A Prefeitura de Betim (MG) confirmou que 25 pessoas foram encaminhadas a instituições de saúde da cidade: 17 para o Hospital Público Regional; sete para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte; e uma para a UPA Teresópolis.

De acordo com Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), responsável pelo João XXIII, apenas uma vítima foi levada ao hospital.

Segundo a Prefeitura de Contagem (MG), duas vítimas foram admitidas inicialmente no HMC, mas depois foram transferidas para Betim (MG).

Viagem clandestina

Por meio de sua assessoria de imprensa, a ANTT informou: “O veículo de placa LPH3885 envolvido em um acidente na madrugada deste domingo (20/8) na BR-381/MG, em Brumadinho, não tinha licença emitida para realizar o transporte interestadual de passageiros, na modalidade de passageiros. Portanto, a viagem é considerada irregular. Quanto ao acidente, a Agência fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. A ANTT também informa que a Arteris Fernão Dias, administradora do trecho da rodovia concedida, prestou todos os socorros iniciais e está dando apoio às famílias. A ANTT lamenta profundamente e se solidariza com os familiares das vítimas“.

A reportagem também está apurando junto à PRF de Minas se os ocupantes faziam uso do cinto de segurança, no momento do acidente (sinistro).

O Estradas entrou em contato com a empresa de ônibus, em vários momentos na manhã deste domingo (20), mas não obteve sucesso. A reportagem deixou recado no celular, mas ainda não recebeu nenhuma posição sobre a ocorrência.

ANTT se solidariza

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamenta e se solidariza com os familiares das vítimas de um acidente de ônibus ocorrido na madrugada deste domingo (20/8) na BR-381/MG, em Brumadinho, com torcedores do time de futebol Corinthians. A Agência informa que o veículo envolvido, de placa LPH3885, não possui registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros, portanto a viagem é considerada irregular. A ANTT esclarece que fornecerá, quando solicitadas, todas as informações necessárias às autoridades de segurança pública para apoiar as investigações. Além disso, informa que a Arteris Fernão Dias, administradora do trecho da rodovia concedida, prestou todos os socorros iniciais.

Para obter mais informações sobre a regularidade de viagens, a Agência disponibiliza a consulta na Ouvidoria da ANTT por meio do WhatsApp (61) 9 9688-4306, pelo telefone 166 ou pelo e-mail: [email protected].”

Fiscalização da ANTT está ‘desmontada’, diz diretor da Sinagências

Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), Wagner Dias, o desmonte da fiscalização da ANTT já dura mais ou menos três anos.

Dias explica que o marco inicial desse desmonte foi o desligamento do Canal Verde Brasil, uma rede de cerca de 60 pórticos, que monitorava a logística, a movimentação de bens e de pessoas pelo país. “A fiscalização da ANTT sabia, por exemplo, como era a movimentação do transporte de cargas. E com isso, ela conseguia é fazer fiscalizações de forma eletrônica na parte de transporte de cargas, e isso também era um insumo muito importante para a fiscalização do transporte de passageiros, em especial no transporte rodoviário clandestino de passageiros“.

De acordo com o diretor, com o desligamento do canal Verde Brasil perdeu-se uma ferramenta fundamental para essa fiscalização e esse monitoramento, em especial. Esse foi o primeiro golpe que a fiscalização da ANTT sofreu”, frisou.

Ainda segundo Dias, a ANTT, em um ano, passou por duas reestruturações. Essas mudanças reduziram os postos de fiscalização em todo o país, normalmente em rodoviárias. “Além disso, foi muito reduzida a atividade de combate ao transporte clandestino em todo o país. As missões e as equipes foram muito reduzidas. E o maior penalizado com essas medidas, foi o cidadão, que trafega na via pública, nas rodovias brasileiras. Isso é realmente muito preocupante“, pontuou.

Ouça a íntegra da declaração do diretor Wagner Dias

 

Estradas fez alertas

O Estradas vem advertindo, há meses, sobre as falhas nas fiscalizações do transporte de passageiros estadual (Artesp) e interestadual (ANTT). Em março deste ano, ocorreu um acidente com um ônibus da Viação Cometa, na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que mostrou claramente a negligência da fiscalização.

(*) Matéria atualizada, às 11h de 21/8/23, com informações sobre as vítimas fatais.