De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), onze viaturas foram acionadas, além da equipe da concessionária responsável pela rodovia. Portal Estradas alertou em matéria exclusiva, na semana passada, para o risco desses acidentes, após Portaria da Artesp
Um ônibus da Viação Cometa, que fazia o trajeto Ribeirão Preto (SP) – São Paulo (SP), colidiu na traseira de uma carreta no km 26 da rodovia dos Bandeirantes (SP-348), pista sentido capital, no município de São Paulo, por volta das 2h30, desta terça-feira (3).
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), foram atendidas 15 vítimas no local e outras nove pela ambulância da concessionária responsável pela rodovia. O motorista do ônibus ficou em situação mais grave e outros passageiros foram encaminhados para hospitais da região. Não há, até o momento, informações sobre o caminhoneiro.
Cinco faixas
Trecho da Bandeirantes onde ocorreu a colisão possui cinco faixas de rolamento. Com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), veículos comerciais devem trafegar pelas duas faixas da direita (4 e 5).
Entretanto, os ônibus de uma maneira geral trafegam pelas faixas 3 e 4. Levando em conta essa possibilidade, o motorista do ônibus da Viação Cometa pode ter ‘cochilado’ ao volante antes de colidir na traseira da carreta (tipo lonada), que trafegava pela faixa 5.
O Estradas solicitou do Comando de Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo (CPRv) informações a respeito da ocorrência, incluindo dados sobre os dois condutores e os veículos envolvidos. Até a publicação desta matéria, não recebeu as respostas.
Da mesma forma, a reportagem questionou a antiga Secretaria de Logística e Transportes (agora, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) para saber da nova secretária Natália Resende qual a posição da Pasta a respeito desse acidente, uma vez que o Estradas publicou matéria no último dia 30 alertando a Artesp sobre possíveis acidentes nas estradas paulistas.
Na quarta-feira (4), às 19h, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística enviou a seguinte resposta:
“A nova Gestão do Governo de São Paulo, por meio do Decreto nº 67.435, artigo 5º, determinou a vinculação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) à Secretaria de Parcerias em Investimentos. A mesma medida estabeleceu, no artigo 12, que o secretário da Pasta, na condição de Poder Concedente, represente o Estado para regulamento o contrato dos serviços públicos de transportes rodoviário, hidroviário, aeroviário, coletivo intermunicipal não metropolitano de passageiros, entre outros.
Portanto, solicitamos que a reportagem direcione a demanda à secretaria responsável“.
Imediatamente, o Estradas enviou a solicitação à Secretaria de Parcerias em Investimentos. Até o momento, a reportagem não recebeu nenhuma posição.
Polícia Civil
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) para saber mais detalhes da ocorrência. Indagamos da SSP-SP:
1- Qual o horário do acidente?
2- Qual o horário e o trajeto da viagem?
3- O motorista do ônibus teve ferimentos de que natureza (leve, moderado ou grave)?
4- Quantas pessoas o ônibus transportava?
5- Quantos pessoas ficaram feridas?
6- Qual o ano, marca e prefixo do ônibus?
7- Os cronotacógrafos dos veículos foram verificados?
8- O caminhoneiro e o motorista do ônibus foram submetidos ao teste de etilômetro?
9- Os condutores estavam com os documentos em dia (CNH e exame toxicológico)?
10- O veículo está com a documentação em ordem?
11- Há indícios de que o motorista do ônibus tenha cochilado ao volante ou tido mal súbito?
E recebemos, por meio da assessoria de imprensa, a seguinte resposta:
“Policiais militares foram acionados para atenderem a uma ocorrência de acidente de trânsito, na madrugada de terça-feira (3), por volta das 2h, no Viaduto Rodovia dos Bandeirantes, em Perus, zona norte de São Paulo.
No endereço indicado, os PMs verificaram que havia ocorrido uma colisão traseira envolvendo um ônibus de viagem e um caminhão, que também acabou atingindo dois semirreboques. Os motoristas envolvidos foram submetidos ao teste do etilômetro, que resultou negativo. As vítimas foram socorridas para hospitais da região.
O caso foi registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo pelo 33º Distrito Policial (Pirituba), que requisitou perícia.”
Diante disso, o Estradas ligou para a Delegacia de Polícia de Pirituba (SP), mas não obteve sucesso. A reportagem vai continuar na busca das informações.
Cronotacógrafo
A reportagem apurou que o ônibus é um Mercedes-Benz, ano 2011, modelo Marcopolo Paradiso R G7, placas GFG-2242, e está com o cronotacógrafo (tacógrafo) em dia. Também foi apurado que o veículo não tem multas nos sistemas do Dnit, DER-SP e PRF.
Matéria do Estradas alertou sobre os riscos das viagens nessa rota
No dia 30 de dezembro passado, o Estradas.com.br publicou matéria exclusiva sobre a postura de algumas empresas, dentre as quais a Viação Cometa, de colocarem motoristas para dirigirem muitas horas sem parar.
Inicialmente, isso começou em rotas federais, com a empresa anunciando o “Vai Direto” e atualmente também é operado na rota Ribeirão Preto-São Paulo. Leia a matéria e entenda os riscos envolvidos para todos: motoristas, passageiros e usuários das rodovias.
Empresas de ônibus voltam a operar viagens que colocam vidas em risco para lucrarem mais