O substitutivo ao projeto de lei nº 3.129, de 2008, da deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O projeto acrescenta 1230 quilômetros ao traçado da BR-080, a partir do seu ponto final localizado no entroncamento com a BR-158/MT.

Aprovado pela Comissão de Infra-estrutura do Senado em fevereiro deste ano, o PL altera o Plano Nacional de Viação e assegura investimentos federais na rodovia. O objetivo é facilitar o escoamento da produção pecuária e agrícola da região, com destaque para a soja e o algodão. Com a federalização o DNIT passa a ser o Órgão responsável pela execução de obras na pista e poderá investir na implantação e melhoria da infra-estrutura rodoviária no Mato Grosso e em Rondônia

O novo traçado da BR-080 cruzará o Estado de Mato Grosso, nos municípios de São José do Xingu, Matupá, Cotriguaçu, Nova União e Colniza e parte do Estado de Rondônia, no sentido leste-oeste, numa região precária em infra-estrutura de transportes.

O projeto de lei, de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT), foi elaborado em parceria com o DNIT, que ajudou na definição do melhor traçado para a rodovia.