EIXO SP: Governo de SP, por meio da Artesp, assina o contrato da concessão do Lote Pipa (Piracicaba-Panorama) com a nova concessionária Eixo SP, que assume em junho o trecho de 1.273 quilômetros de extensão. Foto: Divulgação

Consórcio Infraestrutura Brasil assume em junho 1.273 quilômetros de estradas, com investimento de R$ 14 bi; contrato vai gerar 7 mil empregos

O governo de São Paulo anunciou, nessa sexta-feira (15), a assinatura do contrato de concessão para a operação do Lote PiPa (Piracicaba–Panorama) entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a concessionária Eixo SP.O consórcio Infraestrutura Brasil venceu, em janeiro deste ano, em leilão na B3, o certame com ágio histórico de 7.209% sobre a outorga mínima ao apresentar a oferta de R$ 1,1 bilhão pela concessão do lote de rodovias.De acordo com o governador João Doria, o consórcio vencedor, sob liderança do Banco Pátria, fará um investimento de R$ 14 bilhões e vai gerar sete mil novos empregos diretos e indiretos já nos primeiros dois anos de contrato. “Vai levar renda, oportunidade e dignidade para a população do Estado de São Paulo. Isso demonstra confiança na nossa economia, no nosso governo, e estimula a economia do estado como um todo”, disse.

Com a assinatura do contrato, a nova concessionária assume em junho os 1.273 quilômetros, maior malha rodoviária já licitada no Brasil, por um período de 30 anos. A extensão abrange 12 rodovias, passando por 62 municípios do estado. Parte da quilometragem (1.055) estava sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“A assinatura deste contrato em meio à pandemia do coronavírus mostra a segurança jurídica do estado e a confiança dos investidores, que cumpriram o cronograma estipulado ainda em fevereiro de 2019, quando iniciamos esse projeto”, afirmou o Vice-Governador e Presidente do Conselho Gestor de Concessões e PPPs, Rodrigo Garcia.

Tarifas de pedágio

Independente de ter sido um leilão com ‘ágio histórico’, o que o usuário está preocupado é com o dinheiro que ele terá de desembolsar em cada um dos 21 pedágios que serão administradas pela nova concessionária. Esse total é a soma das cinco praças atuais, operadas pela Centrovias, mais as 16 que serão construídas futuramente.

Em janeiro deste ano, a reportagem entrou em contato com a Artesp, que informou que as tarifas nominais de cada pedágio serão calculadas mais próximo da fase de início de operação das praças, o que pode levar cerca de 12 meses após a assinatura do contrato uma vez que a concessionária deverá concluir as obras e melhorias previstas no Programa Intensivo Inicial (PII) da concessão.

Na ocasião, a Artesp disse que o contrato estabelece uma série de intervenções como tapa-buraco, correção de ondulações e trincas, recuperação das sinalizações horizontal e vertical, reforço na sinalização onde for necessário, melhorias, desobstruções e ampliações dos sistemas de drenagem e, ainda, serviços na faixa de domínio como poda de mato e remoção de obstáculos.

DESCONTO: Concessão do Lote Pipa prevê redução nas tarifas de pedágio superior a 10%.

Redução de 12% nas tarifas

Ainda de acordo com a Artesp, atualmente a malha que integra o Lote Pipa tem cinco praças que cobrem 218 quilômetros de duas rodovias (SP-310 e SP-225) e estão sob operação da concessionária Centrovias. Ainda segundo a Agência, no momento que a vencedora da licitação assumir a malha, o valor das tarifas nominais dessas praças será reduzido em cerca de 12%.

A Agência informou ainda que nos outros 1.055 quilômetros do Lote PiPa, atualmente sob operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), serão instaladas 16 novas praças de pedágio (relação abaixo). O edital de licitação prevê benefícios tarifários, como desconto para quem utilizar o pedágio automático e o Desconto de Usuário Frequente (DUF) em que o usuário terá descontos progressivos dentro do mês a cada vez que passar na praça de pedágio. Além disso, todas a praças terão desconto de 5% para os usuários que fizerem o pagamento pelo sistema eletrônico.

Praças existentes onde haverá redução de tarifa

Rodovia

Km

Município

Washington Luís (SP-310)181+400Rio Claro
Washington Luís (SP-310)216+800Itirapina
Engº Paulo Nilo Romano (SP-225)106+500Brotas
Engº Paulo Nilo Romano (SP_225)144+150Dois Córregos
Engº Paulo Nilo Romano (SP-225)199+300Jaú

Novas praças

Rodovia

Km

Município

Rodovia Hermínio Petrim (SP-308)180Piracicaba
Rodovia Geraldo de Barros (SP-304)183Trecho Piracicaba -Águas de São Pedro
Rodovia Geraldo de Barros (SP-304)211Trecho Águas de São Pedro – Santa Maria da Serra
Rodovia Geraldo de Barros (SP-304)256Trecho Torrinha – Jaú
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)367Bauru
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)426Marília
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)477Pompéia
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)551Iacri
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)581Osvaldo Cruz
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)623Junqueirópolis
Rodovia Comte. João Ribeiro de Barros (SP-294)668Trecho Dracena – Panorama
Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425)400Trecho Parapuã – Martinópolis
Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425)433Trecho Martinópolis – Presidente Prudente
Rodovia Homero Severo Lins (SP-284)532Trecho Rancharia – Martinópolis
Rodovia Prefeito José Gigliardi (SP-284)457Trecho Assis – Paraguaçu
Rodovia Lourenço Lozano (SP-293)1Duartina

Fonte: Artesp

Investimentos

Do total de investimentos previstos, R$ 14 bilhões – desde a região de Campinas até o extremo oeste do Estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul -, cerca de R$ 1,5 bilhão serão aportados já nos dois primeiros anos da concessão.

Piracicaba – Panorama

A concessão abrange 1.273 quilômetros de rodovias que serão modernizadas e ampliadas. O lote Piracicaba-Panorama é composto pela malha de 218 quilômetros até então operada pela concessionária Centrovias, do Grupo Arteris, além do trecho operado pelo DER, que passará a receber todas as modernizações do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo. Receberão investimentos trechos das rodovias SP-304, SP-308, SP-191, SP-197, SP-310, SP-225, SP-261, SP-293, SP-331, SP-294, SP-284 e SP-425.

O plano de modernização e obras inclui a construção de 600 quilômetros de duplicações e novas pistas (contornos urbanos). Também haverá faixas adicionais e vias marginais, obras que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Serão implantados, ainda, acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.

O projeto estabelece que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas demandas.

Pedágio automático

De acordo com a Artesp, a grande inovação tarifária da nova concessão é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que irá beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.

A concessão será a primeira do país a contar com a metodologia iRAP (Programa Internacional de Avaliação de Rodovias), que tem como objetivo permitir que vias sejam projetadas para limitar a probabilidade de acidentes, assim como minimizar a gravidade das ocorrências. A metodologia já foi aplicada com sucesso em mais de um milhão de quilômetros de rodovias em mais de 80 países.

Empregos

A estimativa é de geração de mais de sete mil empregos diretos e indiretos nos primeiros dois anos de concessão, com base na demanda por obras e ampliações. O número leva em consideração a contratação das equipes administrativa, de operação e de manutenção das rodovias, de ambulâncias, guinchos e atendimento aos usuários.

Considera também a contratação de empresas terceirizadas que executarão serviços, como construção de 16 praças de pedágio e reforma de outras cinco, bem como a contratação de empresas que fornecerão produtos, insumos e serviços. No início da operação, está prevista a geração imediata de 2.031 empregos.

A previsão é de que as 62 prefeituras dos municípios desse novo lote recebam cerca de R$ 2 bilhões em repasses de ISS-QN ao longo da concessão. O repasse, do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo, pode ser utilizado pelas prefeituras em suas prioridades, como na expansão de infraestrutura de transporte.

10 COMENTÁRIOS

  1. Doria e PMDB deixaram um belo presente a população paulista que passa a ser mais onerada com baixa contrapartida. Parabéns aos envolvidos nessa patuscada.

  2. Bom dia, queria saber se no trecho da rodovia SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) entre as cidades de Marilia e Pompéia está previsto a implantação da “new jersey” (barreira central) separando as duas pistas.
    Obrigado

    • Prezado, sr. Edson Fujio, bom dia!

      Informamos que somos um site de notícias. Portanto, o senhor precisa entrar em contato com a concessionária. O contato está na matéria.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  3. Um informação por uma caso Wellington Araújo Egídio trabalha na firma de vcs

  4. Boa tarde!

    Eu gostaria de saber quais as empresas que iram trabalhar nos lotes?
    sou encarregado de terraplenagem

    • Prezado, José Haroldo, boa noite!

      Nós somos um portal de notícias. O senhor deve entrar em contato com a concessionária.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  5. Onde posso localizar o endereço da concessionária EIXO SP na região de Piracicaba / SP para contato de prestação de serviços de transportes de funcionários das obras.
    Obrigado pela informação.

    • Prezado José Roberto, boa tarde!

      O senhor pode entrar em contato com a empresa, por meio do telefone 0800 17 8998.

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

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