
Após reivindicação de moradores e autoridades públicas das duas cidades, Agência informou que será necessário um novo estudo técnico, que demandará “alguns dias”
A Agência Reguladora do Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirmou, na terça-feira (19), que vai reavaliar se é possível instalar a praça de pedágio prevista para o Km 180 da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), em Piracicaba (SP), para outro trecho da estrada.
As informações foram divulgadas em reuniões por videoconferências entre diretores da agência e autoridades públicas de Piracicaba e Charqueada (SP), que também é cortada pela estrada.
A instalação do ponto de cobrança no quilômetro 180, previsto em um pacote de concessão de 1,2 mil quilômetros de rodovias do estado, já gerou dois protestos de moradores dos bairros Santana e Santa Olímpia, em janeiro e em fevereiro.
Eles reclamam que vão ter que pagar pedágio para ir até o Centro de Piracicaba ou, então, realizar o trajeto por uma estrada de terra. Também temem que os bairros se tornem rota de fuga do pedágio, já que são o acesso para a estrada sem pavimentação. Outra reclamação é sobre o impacto para os produtores rurais da área, que terão o escoamento da produção encarecido.
A decisão pela reavaliação também ocorreu após apelo da Câmara de Piracicaba, que sugeriu estudos para que o equipamento seja instalado no quilômetro 182.
Em uma reunião pela manhã, intermediada pelo Legislativo piracicabano, participaram três diretores da Artesp, dez vereadores de Piracicaba, um de Charqueada, o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) e um representante dos bairros Santana e Santa Olímpia.
Segundo a Câmara de Piracicaba, o diretor de operações Alberto Rodrigues, informou que será necessário um novo estudo técnico, que demandará “alguns dias”.
Ainda conforme a Casa de Leis, a diretora de assuntos institucionais da agência, Renata Dantas, informou que embora tenha ocorrido a assinatura de contrato com a empresa executora da obra, há a possibilidade de ser alterado o local onde ficará a praça, mas observou que, no primeiro estudo, foram notados “problemas” no Km 182.
Já o supervisor de equipe, Leandro Cardoso Trentin, detalhou alternativas estudadas pela Artesp, informou o Legislativo:
- Km 180 + 400, que traria aumento de 10 minutos e 3 quilômetros de percurso;
- Km 183 + 600, que provocaria impactos ao pavimento do distrito de Santa Luzia, em Charqueada, e a necessidade de fechamento de dois acessos municipais, para evitar a fuga de tráfego;
- Km 187 + 100, descartado do projeto porque isolaria o distrito de Santa Luzia da mancha urbana principal de Charqueada, gerando desequilíbrio econômico-financeiro ao Estado.

Já a Prefeitura de Charqueada (SP) informou em nota que também teve representantes participando de outra reunião online com uma diretora da agência, nesta terça à tarde. “A Artesp informou, de antemão, que um novo estudo será realizado para que os moradores da região – e até mesmo de Piracicaba – não sejam prejudicados”, confirmou.
Questionada, a assessoria de imprensa da Artesp confirmou as informações de que é possível realizar alterações nos pontos de cobrança e que vai ocorrer essa reavaliação em relação ao Km 180 da Rodovia Hermínio Petrin.
Fonte: Portal G1