Vereadores transferiram pauta para dia 24 para ir à audiência pública pela duplicação da avenida Nações Norte

A Câmara Municipal de Bauru decidiu ontem transferir a próxima sessão legislativa para o dia 24 de junho, terça-feira que vem, às 14 horas. A alteração vai permitir que os parlamentares participem da audiência publica da próxima segunda-feira, dia 23, em São Paulo, quando o governo do Estado vai discutir o programa de concessão da rodovia Marechal Rondon (SP).

A mobilização pela duplicação da avenida Nações Norte, cuja obra foi anunciada pelo governo paulista para ser incluída no programa de concessões como contrapartida ao programa, levou o Legislativo a mudar a data da sessão. Para a presidência da Câmara, a reivindicação pela obra exige participação das lideranças locais, de entidades e dos vereadores. “Não podemos deixar de levar o maior número de representantes possíveis a esta audiência pública porque é nela que se discute e se aponta o que vai entrar ou não na concessão. Temos a disposição do governo do Estado pela reivindicação, mas a cidade precisa se engajar. Todos os vereadores aprovaram a mudança de data da sessão para ir a São Paulo”, comenta o presidente Paulo Madureira (PP).

Há duas semanas, o subsecretário da Casa Civil do governo do Estado, Rubens Cury, o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) e o vereador Marcelo Borges anunciaram que o governador José Serra determinou a inclusão da duplicação da avenida como contrapartida no programa de concessões. A empreiteira terá que entregar a avenida duplicada até o primeiro ano de concessão.

O calendário do governo é realizar a audiência pública no dia 23 próximo e lançar o edital em seguida. A previsão é que a concessão seja concretizada até o final do ano, o que permite vislumbrar a duplicação da Nações Norte até o final de 2009.

Na mesma audiência pública, o Estado vai discutir obras complementares ao programa de concessões, como marginais na Rondon, viadutos, passarelas e ouras exigências. A concessão da Rondon está dividida em dois trechos e a parte que vai de Bauru até a divisa com o Mato Grosso (MT) vai incluir obras como a Nações Norte. O preço máximo por quilômetro pedagiado para a rodovia é de R$ 0,10.