As crianças de Turvo, no Extremo Sul do Estado, aprendem, a partir deste mês, que a diversão pode ser a maior companheira dos estudos quando o assunto é trânsito. Na segunda-feira que vem, os pequenos recebem Calota e Gasolina, dois personagens muito preocupados com a segurança nas ruas. Mas, o aprendizado com brincadeiras não pára por aí. Com a peça teatral Calota e Gasolina em Trânsito, os estudantes de Ensino Fundamental do município terão um reforço extra em sala de aula. Uma cartilha educativa será utilizada pelos professores como complemento para o projeto sobre o trânsito na cidade.

As cartilhas serão entregues aos professores durante a apresentação. Disponíveis também para download no site da Perkons (www.perkons.com.br), elas foram elaboradas por Izolde Bedrechuk Platzchakl, professor especialista em Trânsito. Direcionados a estudantes de 1ª a 4ª séries, os livros são recheados de lembretes e atividades diferenciadas, o que promete chamar a atenção das crianças. Com a cartilha colorida, os alunos irão aprender como atravessar a rua com segurança, como funcionam os semáforos, sobre os diferentes tipos de veículos e a importância do uso do cinto de segurança, por exemplo.

Como não poderia deixar de ser, Calota e Gasolina irão trabalhar nas cinco apresentações em Turvo as situações que comprometem a segurança no trânsito, com ênfase no avanço do sinal vermelho, no uso do telefone celular enquanto o motorista dirige e na bebida e direção perigosa. Um motorista embriagado, um pedestre desatento e um condutor imprudente estarão no palco do Grêmio Turvense ensinando o que pode e o que não pode ser realizado nas estradas. O espetáculo é patrocinado pelas empresas Perkons e Volvo, em parceria com a prefeitura.

Desigualdade social é tratada em peça
Além da peça Calota e Gasolina em Trânsito, as crianças também irão prestigiar o espetáculo Na Boca da Noite. Nesta história, os personagens Valdevino e Degrauzinho e suas mazelas abordam temas como a desigualdade social, o desemprego, a violência e a cidadania. De Beto Guiz e Enéas Lour, Na Boca da Noite foi o ganhador do Troféu Gralha Azul, prêmio de melhor espetáculo profissional itinerante do Paraná. A peça, bem como Calota e Gasolina em Trânsito, com direção de Lala Schneider, fazem parte da bagagem da G&G Produções Artísticas, companhia de teatro que surgiu em Curitiba em 1984.

As duas peças serão apresentadas em cinco horários no Grêmio Turvense (às 8h, 9h, 14h, 15h e 20h). Nos quatro primeiros horários, as sessões serão gratuitas. Já para ver a apresentação das 20h, é necessário que se leve um quilo de alimento não-perecível. Além de Turvo, a companhia leva os espetáculos a Araranguá, Meleiro, Jacinto Machado e Forquilhinha.

Apresentações:
Hoje e amanhã: Araranguá
Dia 20: Meleiro
Dia 23: Turvo
Dia 24: Jacinto Machado
Dia 25: Forquilhinha.