De acordo com a Eixo SP, entre janeiro e setembro deste ano, foram 22 óbitos na Washington Luís (SP-310)
Vinte e duas morreram, entre janeiro e setembro deste ano, em colisões traseiras nas rodovias sob concessão da Eixo SP, conforme levantamento da concessionária. O dado mais preocupante está no crescimento de mortes verificado na Washington Luís (SP-310), que registrou seis vítimas fatais.
Segundo a empresa, também houve aumento de óbitos na Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) e na Manilio Gobbi (SP-284). Em ambas rodovias, foram registradas duas mortes a mais do que no ano passado.
Por conta dessa números preocupantes, a Eixo SP reforça a necessidade de os condutores redobrarem a atenção e adotarem medidas preventivas que ajudem a reduzir o risco de sinistros (acidentes), especialmente colisões traseiras.
De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli, atitudes como trafegar dentro do limite de velocidade permitido para a via, manter distância do veículo à frente, evitar distrações como, por exemplo, o uso de celular enquanto dirige e obedecer as paradas para descanso são de grande ajuda e devem ser observadas por todos os motoristas.
O respeito ao volume máximo de carga que o caminhão pode transportar é também uma medida fundamental na prevenção de sinistros.
Segundo Riveli, quando o caminhão está com excesso de peso, fica mais lento, principalmente nos trechos de subidas, e isso pode gerar um alto risco para colisões traseiras, especialmente, à noite, quando a visibilidade diminui. “Se o veículo trafega muito lentamente, quem vem atrás, às vezes, não tem tempo hábil para frear ou desviar, o que acaba provocando acidentes graves“, frisa.
Outra medida simples que pode contribuir decisivamente para evitar colisões traseiras é o correto funcionamento das faixas refletivas. Trata-se de um importante dispositivo de segurança, que melhora a observação dos caminhões nas estradas.
Por isso, manter essas faixas sempre limpas ajuda na visualização do veículo, à noite, e, consequentemente, reduz o risco de sinistro. “Pedimos também aos motoristas que fiquem sempre atentos às sinalizações de obras nas rodovias. Nesses locais, o tráfego é mais lento e, em algumas situações, necessita da implantação do sistema ‘Pare-e-Siga’. Portanto, é extremamente necessário que os usuários tenham mais cautela nesses trechos“, ressalta Riveli.
Conforme aponta o levantamento da concessionária, o número de feridos também cresceu no período de janeiro a setembro de 2023. No ano passado, foram registrados 227 pessoas feridas por conta de colisões traseiras; neste ano, foram 254 registros, 12% supeiror.
A SP-310 apresentou crescimento também neste quesito, mas o salto de feridos foi maior na SP-225, entre Itirapina (SP) e Bauru (SP). Foram 45 pessoas feridas, entre janeiro e setembro de 202. Neste ano, o número aumentou para 69, aumento de 53%.
Veja as dicas para prevenir colisões traseiras:
1 – Mantenha distância segura
Siga a regra de manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Isso oferece mais tempo para reagir caso o carro da frente pare repentinamente.
2 – Atenção à velocidade
Respeite os limites e ajuste sua velocidade às condições do tráfego e da estrada. Dirigir muito rápido aumenta o risco de não conseguir parar a tempo.
3 – Evite distrações
Não use o celular nem ajuste o rádio ou faça qualquer outra atividade que desvie sua atenção da estrada. A distração é uma das principais causas de sinistros.
4 – Descanse antes de pegar a estrada
O cansaço é apontado como um dos principais responsáveis por colisões traseiras. A sonolência, o estresse e a exaustão reduzem o nível de atenção dos motoristas, o que aumenta o risco de sinistros.
5 – Pratique a direção defensiva sempre
Como o próprio nome diz, é uma maneira do condutor se defender de colisões. Ela permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e agir de maneira preventiva para evitar sinistros. Para isso, a atenção na via precisa ser constante.
6 – Faça manutenção preventiva do veículo
A direção defensiva inclui também a manutenção periódica e preventiva do veículo. O condutor deve verificar regularmente as condições dos pneus, freios, nível de óleo e água, além do sistema de iluminação. São práticas importantes que reduzem as probabilidades de sinistros por mau funcionamento do veículo.
7 – Jamais beba, se for dirigir
Por mais que seja de conhecimento de todos os condutores, nunca é demais lembrar: ingerir bebida alcoólica é expressamente proibido. Por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool altera os reflexos, diminui a coordenação motora, deixa o raciocínio mais lento, ou seja, representa um risco durante a condução de um veículo.
Caso tenha necessidade de descanso, checar o veículo ou solicitar ajuda, a Eixo SP mantém postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) à disposição 24 horas. É possível requisitar apoio também pelo serviço 0800 170 8998 ou pelo aplicativo da Eixo SP.