
De acordo com o levantamento da Artesp, o crescimento foi de 73% nas rodovias concedidas paulistas
Uma pesquisa realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), entre os dias 12 e 18 de agosto, nas rodovias sob concessão do Estado de São Paulo, apontou crescimento do número de passageiros do banco de trás que fazem uso do cinto de segurança.
De acordo com a Artesp, o levantamento apontou que 73% das pessoas que viajam no banco de trás utilizam o equipamento de segurança. Na pesquisa feita em janeiro deste ano, este número era de 71%.
Ainda de acordo com a Artesp, o número de condutores e passageiros da frente que utilizam o cinto de segurança se manteve o mesmo, com 94%. Desde o início da pesquisa, realizada pela primeira vez em dezembro de 2014, o total de pessoas que utilizam o cinto tem aumentado.
Com base no levantamento, entre os motoristas, o percentual subiu de 89% para 94%, enquanto entre os passageiros da frente saltou de 84% para 91%.
Banco de trás
De acordo com a Artesp, o maior crescimento acontece entre os passageiros do banco de trás. Na primeira pesquisa 46% utilizavam o cinto, enquanto no último resultado esse número subiu para 73%, um aumento de 27%.
Concessionária Colinas
A pesquisa revelou também que 98% dos motoristas e passageiros da frente de veículos de passeio, utilitários, caminhonetes e caminhões que trafegam pelas rodovias administradas pela concessionária AB Colinas fazem uso do cinto de segurança.
Já o uso pelos passageiros do banco de trás atingiu percentual de 94%. Os percentuais apresentados nas rodovias administradas pela AB Colinas ficaram acima da média geral divulgada pela Artesp.

Conscientização
Para fazer com que cada vez mais usuários se conscientizem sobre a importância da segurança no trânsito, a empresa tem intensificado as campanhas educativas que levam aos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e caminhoneiros, informações relevantes sobre como agir para obter um trânsito cada vez mais seguro.
Somente no primeiro semestre deste ano, a concessionária realizou 76 campanhas com quase 10 mil usuários atendidos. Esse número é próximo do realizado em todo o ano de 2018, quando aconteceram 109 campanhas com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas.
Essas campanhas acontecem nas rodovias, escolas, praças, parques e empresas, onde ocorre a distribuição de material informativo e equipamentos de segurança como antena corta-pipa, adesivos refletivos e lâmpadas, são realizadas palestras e apresentados vídeos de conscientização sobre acidentes.