Autorizado o início das obras do Arco Metropolitano de Maceió, na BR-424/AL
MELHORIAS: Começam as obras do Arco Metropolitano de Maceió, na BR-424/AL. Foto: Divulgação

Anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes (T), Renan Calheiros Filho, nessa quinta-feira (17)

Autorizado o início das obras do lote 2 de implantação, duplicação, pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos do Arco Metropolitano, na BR-424/AL. O anúncio foi feito, nessa quinta-feira (17), em Maceió (AL), pelo ministro dos Transporte, Renan Calheiros Filho.

De acordo com o ministro, após a conclusão, o Arco Metropolitano irá proporcionar melhorias no tráfego de veículos e mais segurança aos usuários no entorno de Maceió (AL). O investimento é de R$252 milhões. A assinatura da Ordem de Serviço (OS) ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió (AL).

Arco Metropolitano

A obra de duplicação da BR-424/AL, que terá uma extensão de 16,2 quilômetros, do km 92 ao 108+200, passando por Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar, inclui a implantação de uma nova pista e a restauração da pista já existente.

O projeto contempla também a construção de importantes estruturas, como o viaduto no entroncamento com a BR-316/AL, viaduto no Polo Industrial, restauração e alargamento da ponte sobre o Rio Remédio, implantação de uma nova ponte no mesmo local, e a construção de um viaduto no entroncamento com a AL-101.

Além disso, está prevista a construção de vias marginais no Polo Industrial, um ponto estratégico para o escoamento da produção local.

O prazo estimado para conclusão das obras é de 24 meses, período em que a região passará por transformações que trarão mais fluidez e segurança ao trânsito, fomentando o desenvolvimento econômico e a integração regional.

Importância viária

A BR-424/AL conecta importantes cidades do estado e com a duplicação e melhorias, sendo primordial para o escoamento de produtos agrícolas, industriais e comerciais. Com a conclusão das obras o empreendimento trará desenvolvimento econômico e social para a região.

As melhorias visam reduzir custos de transporte, ampliando a competitividade dos produtos locais. Além disso, o acesso facilitado a pontos turísticos impulsionará o turismo e a economia local. A duplicação e pavimentação da rodovia, junto com a eliminação de segmentos críticos, vão ampliar significativamente a segurança para os usuários da rodovia.

Convênio com o DER-AL

Na sequência, em Taquarana, o Dnit e o Governo de Alagoas autorizaram o início dos serviços do convênio firmado entre a autarquia e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL) para a manutenção em rodovias estaduais que estão recebendo um elevado fluxo de veículos desde novembro de 2022, quando houve a erosão de parte da rodovia da BR-101/AL entre Pilar (AL) e São Miguel dos Campos (AL), do km 120 ao 123.

Segundo o Dnit, o objetivo do acordo é garantir a melhoria das condições de tráfego em diferentes trechos das rodovias AL-101 Sul (22 quilômetros duplicados), AL-220 (22 quilômetros duplicados), AL-110 (57,4 quilômetros), AL-215 (26,7 quilômetros).

Ao todo, com o início dos serviços autorizados, receberão ações de manutenção e conservação 128,1 quilômetros de vias estaduais com um investimento de aproximadamente R$ 82,7 milhões.

Com a interdição temporária da BR-101/AL, a realização dessas obras se torna ainda mais urgente para garantir rotas alternativas seguras e em bom estado de conservação.

Esses serviços de manutenção têm como objetivo melhorar a qualidade do pavimento e a infraestrutura das rodovias, garantindo mais segurança aos usuários e fluidez no tráfego, especialmente nas regiões de grande fluxo, entre Barra de São Miguel (AL), São Miguel dos Campos (AL), Arapiraca (AL) e Marechal Deodoro (AL).