Fiscalização deverá ser intensificada a partir da implantação do sistema eletrônico de controle e o aumento do número de agentes

O Instituto Municipal de Trânsito (Imtrans) divulgou ontem um balanço parcial com as multas mais aplicadas no trânsito entre janeiro e a primeira semana de dezembro deste ano.
O balanço, feito pelo Núcleo de Infração de Trânsito (NIT), revelou que o ranking está encabeçado pelos três tipos mais comuns de irregularidades – avanço de sinal vermelho, uso de telefone celular e excesso de velocidade – cometidas pelos condutores. Juntas, essas infrações respondem por cerca de 70% dos acidentes de trânsito em Manaus.

Pelo segundo ano consecutivo, as multas por avanço de sinal vermelho lideram o ranking das infrações mais cometidas com cerca de 37 mil autuações, representando 34% do total de multas aplicadas.

Embora elevado, esse número é 1,5% menor que 2005, onde foram registradas 42 mil multas para a mesma modalidade de infração. Em segundo lugar aparece o uso do telefone celular, com 16.468 multas (15,5%), maior 2,5% de que no ano passado.

Logo depois, o excesso de velocidade com 7.353 ou 9,7% do total de multas aplicadas. Em 2005, essa modalidade de infração foi a segunda que mais gerou multas, mas no comparativo com os dois últimos anos houve um decréscimo de 4%.

Para o superintendente do Imtrans, Marco Antonio Silveira, os números apresentados no relatório do NIT demonstram a necessidade de implantação do sistema de fiscalização eletrônica (radares móveis e fixos) que tem papel fundamental no controle desses tipos de irregularidade.

A previsão é de que até início de março todo o sistema esteja implantado, incluindo a central de controle. “Nossa expectativa é de que, com o desenvolvimento de estratégias voltadas à redução de acidentes, o número de autos de infração também venham a diminuir”, admite Marco Antônio, lembrando que o número de agentes de trânsito – hoje 230 – ainda seja insuficiente.

Os novos radares terão capacidade de fiscalizar todas as faixas de rolamento das pistas. A limitação tecnológica dos antigos aparelhos antes impedia que as imagens de todas as faixas fossem captadas. As blitze também deverão ser intensificadas a partir de uma parceria entre os órgãos de fiscalização do trânsito e a Polícia Militar.

Outras infrações

Algumas infrações, não muito divulgadas, mas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), também aparecem no relatório apresentado pelo NIT. Usar o veículo para arremessar água no pedestre foi alvo de 13 multas aplicadas em 2006, no ano anterior foram apenas 11.

Também são mencionadas a falta de cidadania do condutor ao não permitir a passagem pela esquerda quando solicitado e deixar de dar preferência de passagem ao pedestre. Ainda não há, entretanto, números relativos a infração do não-uso de cinto de segurança.