Balanças da SP-310 já operam com o novo sistema de pesagem em movimento
NOVIDADE: Balanças da SP-310 já operam com o novo sistema de pesagem em movimento. Foto: Divulgação/Eixo SP

Nova tecnologia empregada, a HS-WIM, otimiza logística ao evitar paradas para aferição de peso

Caminhoneiros que trafegam pela Rodovia Washington Luís (SP-310) não precisam parar nas balanças para efetuarem a pesagem de seus veículos de carga. Isso porque a concessionária responsável pela rodovia implementou a tecnologia High Speed Weigh In Motion (HS-WIM), que permite a pesagem dinâmica de caminhões em movimento, respeitando a velocidade máxima permitida na rodovia.

Segundo a empresa, essa solução está presente em pórticos estrategicamente instalados em três locais ao longo do trecho concedido, ou seja, nos km 181, pista sentido interior, em Rio Claro (SP); e 197, pista sentido capital, em Corumbataí (SP).

Em breve na SP-294

De acordo com a concessionária, em breve, um terceiro ponto será ativado no km 644 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), pista sentido capital, em Dracena (SP); e, na sequência, um quarto ponto, também na SP-294, deve ser instalado. A data ainda não foi definida.

O HS-WIM é uma evolução do sistema implantado pela concessionária em dezembro de 2021. Os três pontos onde o WIM está operando deixarão de utilizar o sistema atual e migrarão para a nova tecnologia. Pelo sistema atual, em caso de excesso de peso, o motorista precisa parar e apresentar a documentação no Posto Geral de Fiscalização (PGF). O novo sistema dispensa a parada obrigatória do caminhoneiro.

Agilidade e eficiência

Segundo a concessionária, a implementação do sistema foi possível depois que foram retiradas as irregularidades do pavimento, que possibilitaram uma plataforma de 120 metros uniforme, nos locais de pesagem.

A tecnologia HS-WIM utiliza sensores especiais instalados no pavimento das rodovias, além de câmeras e sensores nos pórticos para coletar dados em tempo real, como peso, altura, largura, velocidade, quantidade de eixos e leitura de placas. Esses equipamentos permitem a pesagem por eixo, por conjunto de eixos e do peso bruto total dos veículos, sem necessidade de paradas em balanças estáticas.

Além de proporcionar maior fluidez no tráfego, o sistema identifica veículos com excesso de peso e encaminha automaticamente os dados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para emissão de multas, garantindo agilidade e precisão na fiscalização.

Vantagens

A implementação do HS-WIM traz benefícios diretos para os caminhoneiros que utilizam as rodovias administradas pela concessionária. A principal vantagem é a redução do tempo de viagem, pois elimina as paradas obrigatórias para pesagem no PGF. Isso torna as operações de transporte mais ágeis, seguras e eficientes, eliminando as filas na pesagem e reduzindo as emissões de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa.

A operação do sistema ocorrerá 24 horas por dia, garantindo a aferição de todos os veículos pesados que transitam pelos trechos equipados com a tecnologia.

Inovação e sustentabilidade

De acordo com Fábio Souza, gerente de Tecnologia da concessionária, com o novo sistema do HS-WIM, a empresa reforça o compromisso com a modernização da infraestrutura viária, promovendo um trânsito mais seguro e eficiente. 

O uso dessa tecnologia coloca a Eixo SP na vanguarda da inovação no Brasil, contribuindo para maior segurança, eficiência logística e sustentabilidade no setor de transportes“, explica.

Ainda segundo Souza, o sistema entra agora na fase de testes e calibração dos equipamentos, que serão acompanhados pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e DER. “Em seguida, seguirá os trâmites de homologação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo à Portaria 19/2022 do órgão, que regulamenta instrumentos de pesagem automáticos de veículos rodoviários em movimento”, diz.

Antes do início oficial da operação, prevista para o segundo semestre deste ano, será realizada uma ampla campanha de divulgação por meio da imprensa, redes sociais, painéis eletrônicos nas rodovias e distribuição de informativos nas praças de pedágio. A sinalização também será ajustada para informar os caminhoneiros sobre os pontos de pesagem com antecedência.