APREENSÃO: Blitz da ANTT e da PRF apreende oito ônibus clandestinos na BR-365, em Uberlândia (MG). Fotos: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam oito ônibus de transporte clandestino na BR-365, em Uberlândia (MG).

De acordo com a PRF, a operação teve como objetivo coibir o transporte clandestino de passageiros. Ainda de acordo com a PRF, mais de duzentos passageiros faziam a viagem que teve como origem a cidade de Brasília e o destino que seria São Paulo-SP, onde seriam efetuadas compras de vestuário para a revenda na cidade de origem.

Segundo os agentes da PRF, o comboio foi conduzido para o terminal rodoviário de Uberlândia para propiciar que os passageiros seguissem viagem em transporte lícito ou mesmo que fizessem o retorno para Brasília. Os veículos não possuem cintos de seguranças nos bancos disponibilizados aos passageiros.

Irregularidades

Conforme fiscalização da ANTT, os ônibus não tinham autorização para fazer a viagem e a PRF constatou, ainda, problemas com vidros trincados, extintores sem condições de uso, cintos de seguranças danificados e motorista sem curso para transporte de passageiros.

Os motoristas precisaram assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão penalmente, de acordo com a PRF. Os veículos não têm autorização da ANTT para fazer o transporte de passageiro interestadual. A autuação chega R$ 7,6 mil. O carro é apreendido e recolhido a um pátio credenciado.

SEM CINTO: Um dos problemas encontrados nos ônibus foi a falta de cinto de segurança nos bancos.