Em dois dias de feriadão, 55% dos veículos fiscalizados nas rodovias federais fluminenses foram multados. Ontem, de 963 automóveis averiguados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 918 foram autuados. Entre os problemas, está o descumprimento da Lei da Cadeirinha, que começou a valer quarta-feira. O uso de bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação para crianças de até 1,40 metro ou 7 anos e meio no carro é obrigatório. A pena para quem não cumprir a lei é de R$ 191,54 de multa e sete pontos.
O início do feriado também foi marcado por acidentes nas estradas federais. Até a noite de sábado, foram 109 ocorrências, com 27 feridos e um morto. Na Ponte Rio-Niterói não houve acidentes, mas quem passou por lá entre a madrugada e a manhã de ontem se assustou com os fortes ventos. Segundo a concessionária, desde sexta-feira 233 mil veículos cruzaram a Ponte em direção à Região dos Lagos. A expectativa é que, até o fim do feriado, sejam mais de 300 mil veículos.
Quem decidiu passar o feriado na capital não se livrou da fiscalização. Ontem, nas operações Lei Seca, muitos motoristas tiveram que voltar para casa a pé. Segundo o coordenador, major Marco Andrade, foram 1.047 testes de bafômetro. Ao todo, 102 motoristas foram multados por embriaguez. “Tivemos 83 pessoas que se recusaram a fazer o teste e prendemos cinco motoristas por crime de trânsito”, afirmou.