
De acordo com a concessionária responsável, trabalhos vão garantir mais segurança aos usuários e conforto em seus deslocamentos
Usuários da BR-040 devem redobrar a atenção no trecho entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG), devido às obras de melhorias na via, que incluem fresagem, recomposição de pavimento e reparos localizados.
De acordo com a concessionária responsável pela rodovia, os serviços fazem parte dos Trabalhos Iniciais para adequar a estrada aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos no contrato de concessão. O objetivo é regularizar a superfície da pista e proporcionar melhores condições de tráfego aos usuários.
Segundo a empresa, até o momento, foram recuperados mais de 129 quilômetros de faixas da rodovia. As melhorias são realizadas de forma contínua, de acordo com o cronograma de obras divulgado semanalmente pela concessionária. Entre os pontos de destaque estão o Trevo de Moeda, no km 576, e a Curva da Celinha, entre os km 586 e 588, que possuem grande relevância ao tráfego.
Conforme explicou o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Maurício Cavalli, as áreas com pavimento deteriorado estão sendo preparadas para a aplicação do microrrevestimento a frio, que será iniciada a partir de fevereiro. “É uma técnica de pavimentação que rejuvenesce o pavimento, criando uma camada fina e uniforme sobre a superfície existente, cobrindo imperfeições e fissuras. Essa solução não só melhora a qualidade do tráfego, como também atua de forma preventiva, evitando o agravamento de danos estruturais no pavimento“, explicou.
Sustentabilidade
Segundo a concessionária, já foram aplicadas mais de 54 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma mistura de agregados com asfalto que compõe a camada de revestimento da rodovia, de forma resistente, segura e capaz de suportar o tráfego mais intenso.
A concessionária também adota práticas inovadoras e sustentáveis, como o uso de material fresado CAP Borracha na mistura asfáltica. Trata-se de um asfalto modificado que possui borracha moída de pneus reciclados na sua composição. Segundo Cavalli, essa composição oferece numerosos benefícios ao pavimento e à segurança. “Reduz o ruído, é resistente às variações de temperatura, absorve mais água em dias de chuva, aumenta a aderência ao tráfego na pista e ainda contribui para o meio ambiente, já que evita o descarte irregular de pneus“, explicou.
Segundo o diretor, essa mistura também aumenta a vida útil do pavimento, podendo durar até 40% a mais do que o asfalto normal. “Os trabalhos iniciais estão previstos para serem concluídos até agosto de 2025, marcando uma etapa fundamental para garantir que a BR-040 se torne uma rodovia ainda mais segura, moderna e eficiente para todos os usuários“, frisou. Mais informações no site da concessionária.