DULPICAÇÃO: Dnit entregou trecho de 9 km duplicados na BR-101, em São Miguel dos Campos (AL), além de ter recuperado trecho erodido, por conta das chuvas. Fotos: Divulgação/Dnit

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), município foi beneficiado com trecho duplicado, além de ter finalizada a reconstrução de talude

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou ao tráfego, nesta segunda-feira (23), a duplicação de nove quilômetros na rodovia BR-101, em São Miguel dos Campos, no Estado de Alagoas. Com isso, são 63 quilômetros já duplicados no segmento.

De acordo com a Autarquia, o investimento foi de mais de R$ 50 milhões, e a obra foi realizada em três trechos da rodovia:

  • Terra Nova (do km 107,81 ao 110,11)
  • Sumaúma (do km 112,21 ao 114,31)
  • Varrela (do km 119,51 ao 124,11)

Segundo o Dnit, as obras de ampliação de capacidade da rodovia vão reduzir número de acidentes, oferecer mais conforto e segurança aos usuários, bem como facilitar o escoamento de produtos da região. Os serviços na rodovia incluíram obras de duplicação, com a nova pista em pavimento rígido, drenagem e sinalização.

Trecho recuperado

Além da duplicação de nove quilômetros, a Autarquia concluiu os serviços de reconstrução na rodovia, também em São Miguel dos Campos. Com isso, o tráfego na travessia urbana da rodovia foi restabelecido.

De acordo com a Autarquia, a reconstrução foi solução de grande complexidade. Após o rompimento da rodovia devido às fortes chuvas, que resultou em uma erosão com 82m de desnível, o DNIT iniciou intervenções para desviar o tráfego e execução de dispositivos de drenagem para evitar que as águas pluviais seguissem em direção à erosão, evitando o prolongamento.

CHUVAS FORTES: Após o rompimento da rodovia devido às fortes chuvas, formou-se uma erosão com 82m de desnível. Foi preciso desviar o tráfego para executar serviços de drenagem.

Assim que as chuvas na região diminuíram, foram iniciados os serviços para a recomposição do leito principal, com a execução, inicialmente, de uma camada de 35m de altura de material pétreo (rocha), seguido da execução de solo envelopado e solo grampeado, soluções geológicas que empregam uma maior estabilidade ao corpo do aterro.

Também foi implantado novo sistema de drenagem pluvial, composto por galerias tubulares, que destinam as águas a uma escadaria hidráulica com 180 metros de extensão. Além disso, foi executado um dreno de talvegue com 250m de extensão para captar as águas subterrâneas.

Após a conclusão das obras da recuperação da erosão, foram executados os serviços de restauração do pavimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de sinalização vertical e horizontal, para assim, permitir que o tráfego fosse reestabelecido no trecho de 2km que estava interrompido.

Importância

A BR-101 é uma rodovia de grande importância para todo o Brasil, pois corta as regiões nordeste, sudeste e sul, iniciando no estado do Rio Grande do Norte e chegando ao estado do Rio Grande do Sul. É uma das rotas mais importantes para escoamento da produção dos mais diversos setores produtivos no país.

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