A BR-116 deve ser liberada em meia pista nos próximos dias para veículos leves. A estrada está interditada na altura do Km 178 desde o dia 12 de setembro por causa de um deslizamento de encosta. A decisão de reabrir a via foi tomada na tarde de quinta-feira durante uma reunião entre a Convias, concessionária que administra o trecho, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Convias estima que a estrada possa ser parcialmente liberada entre três e cinco dias.
Gestores das áreas de engenharia e operações do consórcio apresentaram um laudo geotécnico indicando que o tráfego de veículos leves pode ser liberado em meia pista. Também foram entregues para a avaliação da PRF um plano de sinalização e de ações. Para que a via seja liberada, a Convias irá reforçar as sinalizações horizontais e verticais. Entre as melhorias estão a colocação de novas placas indicando a proibição de veículos pesados, olhos de gato e nova pintura de pista.
Também serão instalados semáforos e limitadores de altura para os veículos, uma espécie de goleiras para evitar que caminhões insistam em passar. Ainda ontem, o consórcio realizou um teste com sinaleiras na altura do trecho com problemas. O trânsito deve ser intercalado nos dois sentidos.
Depois que a nova sinalização for colocada e a polícia a aprovar, o tráfego poderá ser liberado. Caminhões e ônibus não poderão passar pela 116 e deverão continuar utilizando os desvios.
— No momento em que tenhamos a sinalização adequada e a restrição de altura, vamos fazer uma vistoria e poderemos liberar o trânsito. Trabalhamos para que haja segurança dos usuários — afirma o inspetor chefe Leandro da Silva Lins Baía, chefe da 5ª Delegacia de PRF.
A interdição total da pista aconteceu por causa do desmoronamento de cerca de 450 metros de acostamento depois de chuva intensa. A concessionária calcula que a recuperação total seja concluída entre 45 e 60 dias.
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/7047121.jpg