DUPLICAÇÃO: Foram entregues ao tráfego os primeiros 15 quilômetros da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, no município de Camaquã, no Rio Grande do Sul, segundo o DNIT. Foto: Divulgação/DNIT

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram investidos R$ 56,1 milhões para implantação do trecho

Foram entregues ao tráfego os primeiros 15 quilômetros da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, no município de Camaquã, no Rio Grande do Sul, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ainda de acordo com a Autarquia, a implantação do novo segmento vai beneficiar diretamente 12 municípios da região Sul do Estado e vai além da implantação de uma nova pista. Considerando todo o empreendimento, que tem 211,2 quilômetros, os usuários da rodovia contam também com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes.

Segundo o Dnit, diariamente trafegam pela rodovia, entre Guaíba e Pelotas, em média 3,8 mil caminhões de carga e mais de 2,2 mil veículos de passeio. Dessa forma, a obra garante mais segurança, conforto e organização do tráfego das cidades do seu entorno. A BR-116 é a principal via de acesso ao Sul do Rio Grande do Sul ao Porto de Rio Grande, sendo considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.

As novas pistas, entre os km 402 e 417, tiveram um investimento de R$ 56,1 milhões. No segmento foram executados terraplenagem, drenagem superficial, drenagem profunda e subsuperficial, obras de arte correntes, drenagem urbana, pavimentação da pista duplicada, obras complementares, projeto ambiental e de paisagismo, além da implantação do projeto de iluminação.

Situação atual

Com essa liberação, já foram duplicados 163,2 quilômetros dos 211,2 previstos; sendo que nos lotes 1 e 2 – feitos pelo Exército Brasileiro – já são 37,4 quilômetros de pistas novas; no lote 3 os usuários contam com 20,2 quilômetros duplicados; no lote 4 – totalmente concluído – estão em operação 23,9 quilômetros; o lote 6 conta com um segmento de 16,2 quilômetros concluídos; no lote 7, a Autarquia entregou 21,3 quilômetros; no lote 8 foram liberados ao tráfego 7,8 quilômetros; e, por fim, o lote 9 está com 21 quilômetros de novas pistas. Ainda está em execução o lote 10, que prevê a construção da ponte sobre o rio Camaquã, em Cristal, e o viaduto da Pompéia, em Camaquã.

Investimentos

De acordo com o Dnit, ao todo, foram investidos no empreendimento aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Para concluir a duplicação são necessário mais R$ 600 milhões, dos quais R$ 234 milhões já estão garantidos pelo Governo Federal para ser aplicado ao longo de 2023.

Ainda de acordo com a Autarquia, a previsão orçamentária para este ano é de mais de R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 1 bilhão destinado às obras de construção e R$ 800 milhões para os contratos de manutenção/conservação das rodovias.

No comparativo, em 2022 foram investidos nas rodovias gaúchas sob administração do DNIT pouco mais de R$ 554 milhões (R$ 201 milhões em construção e R$ 353 milhões em serviços de manutenção).

Com informações do Dnit