DUPLICADA: Dnit entrega mais 8,3 quilômetros de pistas duplicadas na BR-163, no Paraná. Fotos: Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), trecho liga Vila Ipiranga a Quatro Pontes

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as obras de duplicação da BR-163 no Estado do Paraná. Nesta quarta-feira (13), foram liberados ao tráfego 8,3 quilômetros de pista dupla, entre Vila Ipiranga e Quatro Pontes, do Km 257 ao Km 265,3, com três retornos em nível e a interseção com Obras de artes Especiais (OAEs) no distrito de Dois Irmãos.

De acordo com o Dnit, o trecho estará completamente disponível para a população no início da próxima semana, uma vez que o DNIT segue com a restauração da pista atual. A BR-163 está sendo duplicada em dois segmentos.

Ainda de acordo com o Dnit, o primeiro é entre Cascavel e Marmelândia, com extensão total de 74 quilômetros e que já está com 20,18 quilômetros liberados para o tráfego entre a BR-277 e o distrito de Santa Maria. O segundo trecho é entre Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Segundo o órgão, neste último são mais de R$ 375 milhões em investimentos para a realização da obra, localizada entre os Kms 235 e 274, totalizando 38,9 quilômetros de extensão. Destes, 19 quilômetros já foram liberados e agora, com esses 8,3 quilômetros, já são 27,5 quilômetros de pista duplicada.

CORREDOR: A BR-163 é um dos principais eixos logísticos para o escoamento de produtos dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, permitindo, assim, o acesso aos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC).

O Dnit ressalta que, visando a segurança dos usuários, o trecho conta com sinalização. Técnicos da Autarquia, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), acompanharam a liberação da via duplicada.

Na sequência estão previstas obras em diversos pontos da BR-163, entre os quais Obras de Arte (OAEs) e obras geotécnicas, execução de pista dupla, execução de marginais no município de Toledo e entre Quatro Pontes e Marechal Cândido Rondon.

Importância

A BR-163 é um dos principais eixos logísticos para o escoamento de produtos dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, permitindo, assim, o acesso aos portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC).