VAI MULTAR: BR-459 "ganha" 5 novos radares, em MG, para coibir abusos de velocidade. Foto: Divulgação/EPR Sul de Minas

Equipamentos estão instalados nas regiões de Pouso Alegre (MG) e Santa Rita do Sapucaí (MG)

Os condutores que trafegam pela BR-459, no Sul de Minas Gerais, já podem constatar os cinco novos equipamentos, que vão controlar a velocidade dos veículos.

De acordo com a concessionária responsável, os radares estão concentrados, em sua maioria, em Pouso Alegre (MG), sendo um no km 107+140, pista sentido Poços de Caldas, próximo ao trevo de acesso ao bairro Belo Horizonte; outro no km 108+870 e o terceiro no km 109+080, nos dois sentidos da via, próximo ao trevo de acesso a um shopping center; e outros dois equipamentos, em Santa Rita do Sapucaí (MG), sendo um no km 122+390 e outro no km 122+500, próximo ao trevo de acesso à MG-173.

Segundo a empresa, os aparelhos estão em fase de finalização de infraestrutura, ou seja, ainda não emitem multas. Porém, a partir do início da operação efetiva (data a ser definida), os veículos que desrespeitarem os limites estabelecidos serão multados, conforme estabelece o CTB. A gestão das multas será realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

De acordo com a diretora-executiva da EPR Sul de Minas, Érica Kawatake, é preciso assegurar o cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para a via, que está alinhado ao pilar de segurança viária. “A implantação dos controladores de velocidade irá ser um grande aliado para a segurança de todos os motoristas que percorrem o trecho.”

A implantação de novos pontos em outros trechos da malha concedida já está em análise. Mais informações por meio do telefone 0800 290 0459 e no site da concessionária.