BR-476/PR recebe obras de microfresagem e nova camada asfáltica
MAIS SEGURANÇA: BR-476/PR recebe obras de microfresagem e nova camada asfáltica. Foto: Divulgação/Dnit

Serviços foram iniciados em janeiro deste ano; contrato tem duração de cinco anos

Usuários da BR-476, no Paraná, vão ter mais segurança em um trecho de 81 quilômetros, entre os municípios de União da Vitória (PR) e São Mateus do Sul (PR), onde estão sendo realizadas as obras de recuperação e manutenção da via.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os serviços fazem parte do Programa CREMA (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias), que prevê um investimento de mais de R$83 milhões para o trecho.

Iniciadas em 14 de janeiro deste ano, os trabalhos incluem a limpeza de trechos e intervenções emergenciais no pavimento. Desde o mês passado, os serviços concentram-se na correção das irregularidades mais críticas da pista, com base em critérios técnicos de severidade e funcionalidade, com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários e a fluidez do tráfego.

Atualmente, os serviços em execução incluem microfresagem, remendos profundos e fresagem da camada superficial do pavimento, seguidos da aplicação de nova camada de concreto asfáltico em grande parte da rodovia. Posteriormente, será executado o microrrevestimento.

Serviços previstos no contrato:

Na pista:

  • Remendos profundos nos pontos críticos;
  • Fresagem contínua e descontínua;
  • Reperfilagem e aplicação de nova camada de concreto asfáltico com espessuras variáveis de 5 cm a 8 cm;
  • Microrevestimento asfáltico em toda a extensão da pista.

Nos acostamentos:

  • Reperfilagem, fresagem e microrevestimento com nova camada de asfalto ao longo de todo o trecho.

Na drenagem:

  • Construção e recomposição de meios-fios, sarjetas, entradas e descidas d’água, além de implantação de drenos para garantir o escoamento adequado das águas pluviais.

Obras complementares:

  • Manutenção de Obras de Arte Especiais (OAE), com recomposição de guarda-corpos e enrocamentos;
  • Manutenção da sinalização horizontal e vertical;
  • Conservação rotineira da faixa de domínio, incluindo roçada e limpeza de dispositivos de drenagem.

O contrato possui vigência de cinco anos, sendo que os dois primeiros concentram as obras de restauração e os três seguintes, os serviços de manutenção. Todas as ações fazem parte de um planejamento técnico elaborado com base nas necessidades do segmento, com o objetivo de aumentar a durabilidade das estruturas rodoviárias e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da BR-476/PR.

Embora não haja previsão de duplicação ou implantação de terceira faixa no trecho, as intervenções atuais visam assegurar melhores condições de tráfego e reduzir o número de acidentes no segmento. Mais informações no site do Dnit.

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