A Breda Transportes e Turismo S/A perdeu a concessão do transporte, segundo confirmou na tarde de ontem a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Os detalhes só serão divulgados pelo órgão após a publicação no Diário Oficial, que deverá ocorrer nos próximos dias. Por meio da assessoria de imprensa a Artesp divulgou que a qualidade do serviço da empresa era insatisfatória e há algum tempo ela vinha sendo autuada por isso. A Breda pertence ao mesmo grupo da Transporte Coletivo Sorocaba, o RGS, de propriedade de René Gomes de Sousa. Procurado, a informação obtida foi a de que estava em viagem.

Segundo informações do Sindicato dos Condutores de Sorocaba e Região, a Breda será substituída pelas empresas Vale do Tietê, Viação Cometa, Viação Parati e Breda Serviços, que apesar do nome semelhante, segundo o Sindicato, trata-se de outra empresa, com sede no litoral. O Sindicato informa que, a exemplo do que ocorre com a TCS, todos os funcionários serão substituídos para as empresas que assumirem o lugar da Breda Transportes e Turismo S/A.

A linhas de concessão da Breda: Sorocaba-Litoral (Santos/São Vicente/Praia Grande/Mongaguá), Sorocaba-Ilha Cumprida (via Piedade/Juquiá/Tapiraí/Iguape) Sorocaba-Registro (via Piedade/Tapiraí/Registro), Sorocaba-Laranjal Paulista (via Boituva/ Cerquilho/Tietê), Sorocaba-Conchas (via Boituva/Cerquilho/Tietê/Laranjal Paulista/Conchas), Sorocaba-São Miguel Arcanjo (via Salto de Pirapora/Pilar do Sul/São Miguel Arcanjo), Sorocaba-Pilar do Sul (via Piedade), São Miguel-Itapetininga, Registro-Manpará, Pé da Serra-Registro, além dos circulares intermunicipais Sorocaba-Salto de Pirapora e Sorocaba-Boituva.