Desde o início do ano, a CE-090, no trecho que liga as praias de Icaraí até o Cumbuco, passando pela Tabuba, está sendo relegada ao abandono. No local, não há serviços de manutenção, que são da responsabilidade do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert). Com isso, os buracos aumentam a cada momento, favorecendo acidentes de carros e, principalmente, de pedestres e ciclistas.
O trecho mais prejudicado se estende do Icaraí, na altura do supermercado Líder, até um quilômetro após a via de acesso a praia da Tabuba. Os buracos, localizados principalmente nos acostamentos, transformaram-se em grandes crateras.
Somente em uma quadra da via, nas imediações da ponte, são verificados cerca de 12 buracos, sendo que em dois há ocorrências freqüentes de acidentes envolvendo ciclistas.
Segundo o motorista Antônio de Pádua Campos de Lima, residente na Jurema, o problema tem se agravado. Ele alerta que a má iluminação da rodovia torna ainda mais preocupante o tráfego naquele área, uma vez que as fissuras na pista não são visualizadas.
“É uma estrada traiçoeira à noite e, de vez em quando, há o risco de atropelar um ciclista, ou esse cair no buraco, ao tentar se desviar dos veículos de maior porte”, conta.
A ausência de trabalhos de manutenção chama a atenção pelo fato de se tratar de um dos mais importantes corredores turísticos do litoral.
De acordo com o gestor da área, mantida pelo Dert, Marcelo Dias, até o fim deste mês estarão sendo iniciados os trabalhos de tapa-buracos. Ele informou que as atividades já estão na programação do órgão, que vai mobilizar as equipes de manutenção. “Vamos viabilizar assim o melhor conforto dos usuários e maior segurança dos motoristas”, afirmou.