Não agradou às entidades de defesa dos direitos da criança a decisão do Inmetro de prorrogar o prazo para certificação das cadeirinhas de proteção. O órgão decidiu dar mais um tempo – até 31 de março de 2009 – para que fabricantes e comerciantes se desfaçam dos estoques, e assim, possam se adequar às novas regras.
A bronca maior é que há anos se tenta garantir a certificação do produto, que pode salvar milhares de vidas de crianças em acidentes de trânsito. O Inmetro chegou a certificar 25 modelos de cadeirinhas, mas ainda existem vários produtos não adequados que serão mantidos à venda no mercado, podendo colocar em risco a segurança de crianças.
Um estudo recente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostrou que entre 2000 e 2007, mais de 180 mil crianças foram vítimas em acidentes de trânsito. Desse total, 8.029 morreram. O código já proíbe o transporte dos pequenos sem este dispositivo de segurança. Então, só resta ao consumidor estar atento na hora de comprar uma cadeirinha. Dando preferência as que já possuem a garantia do Inmetro e aguardar que não haja mais prorrogação de prazos.