A Câmara de Vereadores de São Gabriel aprovou na manhã desta segunda-feira (25/09), durante sessão plenária, a abertura de uma Comissão Permanente de Agricultura e Pecuária. A proposta foi apresentada pelo Vereador Rossano Farias, do PSB. Ele alega que a Comissão vai tratar de temas de interesse da população da zona rural, como a questão das estradas do interior.

“Sempre defendendo nosso discurso de oposição construtiva, demos um prazo de seis meses ao Poder Executivo para começasse a trabalhar. Mas, em quase 10 meses de governo teve um resultado mínimo, visto que as demandas da população do interior inclusive aumentaram”, comentou.

Segundo ele, a população tem “sentido na pele a dificuldade de acesso, que tem comprometido o transporte escolar e o escoamento da produção de citricultura, grãos, sementes e gado, bem como a chegada de adubos fertilizantes, sementes, calcários e demais insumos necessários para que as lavouras deem início a preparação para o plantio. E não podemos esquecer que já estamos quase em período de safra”, argumentou.

O Vereador disse que a situação atual das estradas é inaceitável. “Da maneira que as estradas se encontram atualmente não tem como continuar. Sabemos e acompanhamos de perto o esforço que o Secretário Municipal Carlos Cléber Leal vem fazendo, desde o início do ano, mas chegou a hora de interferirmos positivamente e juntos buscarmos uma solução. Está mais do que na hora do Poder Legislativo gabrielense intervir para defender os interesses do homem do campo”, complementou.

A Comissão deverá fiscalizar as condições de trafegabilidade das estradas e corredores da região, assim como auxiliar a Prefeitura a sanar as deficiências da pasta responsável.

“Queremos um plano de trabalho eficaz para as estradas rurais. Esperamos que junto com esta Comissão possamos intensificar a fiscalização e visitar cada comunidade. Sabemos da dificuldade do município por contar com poucas máquinas, mas o Poder Executivo já teve tempo o suficiente de se adequar a situação do município e planejar. Chega de falar. Está na hora de fazer! Na minha concepção, o planejamento teria que ter sido feito no primeiro semestre de mandato, agora a população quer ação, este é o momento de preparação para a safra e a situação, na maioria dos pontos, continua a mesma, caótica”, sintetizou.

TERCEIRIZAÇÃO

O Vereador chegou a sugerir a terceirização do setor. “Vai ter que ser feito alguma coisa. Concordamos com a terceirização, mas… e a prefeitura? Hoje estima-se que o município de São Gabriel tenha 4,8 mil quilômetros de estrada de chão. Para tanto, ressaltamos a ineficiência das administrações em solucionar os problemas das estradas do interior e na terceirização, a única solução. O interior só quer uma estrada boa, água potável e energia elétrica. Só nos pedem isso, e, no momento, o que falta são estradas. Proponho, desde já, que após formada a Comissão de Agricultura e Pecuária, que os vereadores integrantes se reúnam o mais breve possível com o Poder Executivo para que possam tratar sobre a referida proposta”.

O Vereador ainda aproveitou o momento para politizar a questão, lembrando os governos de Balbo Teixeira. “Desde o governo Balbo Teixeira, principalmente nos anos de 83 à 86, de 94/95, que terceirizou os eixos principais das estradas do interior na época, primeiramente com a empresa CINTEA (companhia intermunicipal de estradas alimentadores), não vimos mais estradas em boas condições em termos gerais”, finalizou.

A Comissão vai buscar saber onde será feito, o que será feito, como será feito e quanto irá custar, estabelecendo cronogramas para que juntos, oposição e situação, de maneira apartidária, visitem as estradas e corredores.

“Que em cada região visitada pela Comissão, seja emitido um novo levantamento sobre as condições das estradas e enviado a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Pretendemos mapear todo o interior, mas não para criticar e sim para colaborar com o Executivo na execução do serviço e para eleger as principais prioridades”, finalizou.

Fonte: ASCOM