A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na semana passada, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 7332/06, do Senado, que denomina Rodovia Pintor Cícero Dias o trecho de rodovia federal (BR-101) entre os municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho e Palmares. O projeto segue para sanção presidencial.
Cícero era pernambucano, natural de Escada, um pequeno município distante 53 quilômetros de Recife. Neto de senhor de engenho, ele passou a infância descobrindo a vida na terra e os elementos que iriam exercer grande influência sobre a sua pintura.
Incompreendido pelos seus traços modernos, Cícero foi para a Europa no final dos anos 30, mas não abandonou as raízes. As obras de cores fortes trazem a influência de suas primeiras experiências visuais no interior de Pernambuco, onde nasceu.
Mesmo vivendo longe do Recife, as paisagens de sua terra, como os canaviais, as casas-grandes, os sobrados, o rio Capibaribe e o mar de Boa Viagem sempre estiveram presentes no imaginário do pintor. O relator, deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), votou pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta.