PERIGO NA ESTRADA: Caso a viatura da PRF colidisse atrás da carreta, o policial provavelmente estaria morto. Foto: Divulgação/PRF

Caminhoneiro, conhecido como Alex Pegoraro, admitiu que anda errado há 22 anos e postou fotos sorrindo com o PRF ao seu lado. Senatran informou* que não irá se manifestar

Infrator contumaz há 22 anos – assumido publicamente -, o caminhoneiro Alex Pegoraro, conduzia uma carreta Scania, cor amarela, modelo R 440 A6X2, ano 2013, de propriedade de Allan Kevin da Silva, quando foi parado pela fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Mandirituba (PR), na manhã desse domingo (6), porque estava com a traseira com mais de 2 metros de altura. Por conta disso, o condutor recebeu seis multas e a carreta foi apreendida.

Segundo a PRF, dentre as autuações, estão:

  • Conduzir o veículo com característica alterada – suspensão traseira elevada (infração de natureza grave)
  • Conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante (grave)
  • Conduzir c/ inscrição/adesivo/legenda/símbolo afixado para-brisa e extensão traseira (grave)
  • Conduzir o veículo c/ equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados (grave)
  • Portar no veículo placas de identificação em desacordo c/ especificação/modelo Contran (média)

Ainda de acordo com a PRF, a legislação prevê que o caminhão possa transitar com até 2 graus de alteração, ou seja, 3,5 cm, desde que passe por inspeção do INMETRO. O veículo em questão transitava com 10 cm de alteração e não possuía autorização.

Além disso, a carreta tinha outras irregularidades como placa dianteira afixada no para-brisa, que também estava quase todo encoberto por adesivos e falta de barras laterais de proteção.

A carreta foi removida ao pátio da PRF, onde ficará até que sejam regularizadas todas as modificações. Enquanto isso, o infrator contumaz postava vídeo e fotos no seu Instagram com um dos policiais que o autuou. Portanto, conseguindo com isso mais repercussão nas mídias sociais, principalmente dentre  outros infratores. Inclusive com o PRF sorrindo junto com ele. A certeza de que nada acontecerá com sua CNH é total. Assim como que seu canal no Instagram e demais mídias não será cancelado.

Risco de acidentes

A PRF alerta que alterações na suspensão comprometem a segurança dos veículos e coloca todos em risco, devido a possibilidade de acidentes. A modificação na suspensão pode levar a perda de estabilidade e controle de direção, especialmente em curvas ou em necessidade de frenagens bruscas.

Consultado, o especialista Rodrigo Kleinubing, especializado em sinistros de trânsito com veículos pesados, disse que “o arqueamento da traseira dos caminhões coloca-se no espectro da nefasta modalidade de acidentes de trânsito (underride) a colisão traseira entre caminhões, agravando as suas consequências e ainda tornando os caminhões de traseira elevada mais suscetíveis à perda da estabilidade direcional pela menor carga dinâmica no eixo traseiro. 

Portanto, esta má prática de alteração da configuração de fábrica de caminhões (de motivação unicamente estética) resulta, juntamente com os excessos de velocidade (incentivados pela drástica diminuição dos controladores de velocidade em nossas estradas), no aumento da estatística de óbitos envolvendo nossos caminhoneiros.

Rifa

O Estradas apurou que no Instagram ele anuncia rifa da carreta – a mesma que foi apreendida. Porém, há dezenas de seguidores reclamando da demora do sorteio.

A reportagem entrou em contato com a Receita Federal para saber se a rifa da carreta tem base legal. Até a publicação desta matéria, não recebeu resposta.

Da mesma forma, o Estradas manteve contato com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para saber qual a posição da Secretaria a respeito desse caso.

Por volta das 17h30, a Senatran, por meio de sua assessoria de imprensa, enviou a seguinte resposta: “A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) não vai se manifestar no caso específico.

A reportagem também apurou que o veículo Scania tem débito de IPVA 2023 no sistema do Detran do Paraná e outros débitos entre taxa de licenciamento e multas.

Pelo instagram do Estradas a “equipe do Pergoraro” entrou em contato pedindo a “retirada do ar das reportagens falsas a respeito do mesmo”. Inclusive dizendo que a carreta não tem débitos.

No sistema do Detran do Paraná, quando pesquisado o veículo retido pela PRF, é esta informação que aparece.

Naturalmente a mensagem da “equipe Pergoraro” não diz que parte da reportagem seria falsa. A apreensão o próprio admite em vídeo e que anda errado. No sistema da PRF aparecem as autuações abaixo:

CONSULTA MULTA E GUIA DE PAGAMENTO > Multas

Clique no campo Nº Documento abaixo para maiores detalhes

Nº Documento *Valor (Sem Cálculos) Infração Placa UF Data da Infração N.º AI
79555031 130,16 75600 AXB8I72 PR 06/08/2023 T661867587
79524880 195,23 66372 AXB8I72 PR 06/08/2023 T661577716
79524735 195,23 66961 AXB8I72 PR 06/08/2023 T660980697
79524825 195,23 66102 AXB8I72 PR 06/08/2023 T661400379
79524864 195,23 66700 AXB8I72 PR 06/08/2023 T661573346
79524777 130,16 64080 AXB8I72 PR 06/08/2023 T661371197

 

No mesmo instagram do infrator ele diz que a carreta foi apreendida mas o ” cavalinho (veículo) não tinha nada de errado” . Entretanto, no sistema do Inmetro, conforme afirmamos, aparece que está com o certificado obrigatório do cronotacógrafo, equipamento obrigatório vencido desde outubro de 2022. 

Por fim, a mensagem da “equipe do Pergoraro” não diz o que é falso na reportagem. Diz ainda que a respeito do nome que aparece no Jus Brasil não se refere ao caminhoneiro em questão e que a licença dos sorteios é legal. Quanto ao nome, cabe ao interessado exigir a retirada ou esclarecimento do site Jus Brasil. Já quanto as rifas, apesar da oferta de enviar para nossa redação, abrimos mão disso. Basta publicar no mesmo instagram assim a Receita poderá dizer para todos os seguidores e pessoas que pagaram por ela se a iniciativa é legal.

O mesmo Pergoraro já foi objeto de matérias no passado pelo UOL, em reportagem da competente Paula Gama, em que o seu caso e outros “influenciadores” fazem rifas de caminhões. A reportagem está na matéria Caminhões arqueados: influenciadores fazem rifa ilegal de máquinas de matar 

A “equipe do Pergoraro” informa que seu advogados entraram em contato e que “várias acusações são falsas e cabíveis de processo”. O Estradas, como portal focado em segurança viária e ligado a entidade de vítimas, espera que efetivamente que o caminhoneiro tome as providências legais para que possamos levar em juízo todo material disponível e que o magistrado possa decidir quais as informações publicadas são falsas, quais condizem com os fatos e a responsabilidade das partes envolvidas. Inclusive os vídeos que o “injustiçado” posta ou são divulgados por seus “admiradores”.

Infratores que se tornaram celebridades

Alex Pegoraro ‘ganhou’ destaque nas redes sociais e tem acumulado milhares de seguidores; atualmente, são 257 mil no Instagram. Naturalmente, não seguem porque gostam de quem cumpre a lei. Com isso, esse tipo influenciador, consegue ganhar dinheiro de várias formas e ainda é tratado como celebridade. Às vezes, até pelos agentes de trânsito.

No site Jus Brasil, aparecem várias informações sobre processos contra uma pessoa com o mesmo nome do infrator. Não podemos confirmar se é o próprio, mas o nome é idêntico. Quem pesquisar pelo nome e tiver o CPF possivelmente será surpreendido com o curriculum. Não sendo o próprio, este deveria recorrer à Justiça para retirar seu nome.

Com 22 anos de profissão, no ramo de verduras, o caminhoneiro reconhece que é infrator contumaz. Em uma postagem no Instagram sobre a apreensão, Pegoraro reconheceu que estava errado. “Eu sou assim e acho que vou morrer assim. Em todos esses anos que eu tenho de caminhão, vou fazer 22 anos em cima de caminhão, sempre andando errado. Tá errado. Eu tô errado, não tem o que argumentar. Contra fato, não tem argumento. Eu sempre fui assim. Isso é fato. Tá errado perante às leis de trânsito. Não tem o que argumentar. Você está arriscado a pagar pelo preço. Eu acho que vou ser sempre assim. É um estilo meu“, disse.

Para o coordenador do SOS Estradas e fundador de entidade de vítimas, Rodolfo Rizzotto, fica evidente que a impunidade impera nas rodovias brasileiras. “Ao postar no seu Instagram que anda errado há 22 anos, mostrou que não poderia estar circulando mas também que a indústria da multa é um mito. Ele não só é irresponsável, pois coloca vidas em risco, como ainda usa imagem da PRF para se promover e ganhar ainda mais visibilidade. Lamentavelmente, isso desmoraliza a autoridade. O trabalho de fiscalização foi importante mas acabou desmoralizado com as postagens no Instagram”, ressaltou o coordenador.

Rizzotto lembra ainda da responsabilidade do Instagram e outras mídias sociais que mantêm esse tipo de conteúdo no ar, inclusive mostrando vidas em risco. “É curioso que o governo esteja empenhado em proibir a divulgação de opiniões, que podem ser consideradas fake news, mas não faz nada para punir crimes e infrações de trânsito. O que fará a Senatran, o ministro Flávio Dino, o ministro Renan Filho e o Detran do Paraná com este condutor, vão dar like?”

(*) Matéria atualizada às 17h40 com a resposta da Senatran

1 COMENTÁRIO

  1. Existe no Brasil uma espécie de “culto aos errados”, no que permite que personagens como este acabem sendo celebridades. A partir deste “culto aos errados” que nascem políticos corruptos e profissionais de ética duvidosa, diga-se.

    Sou muito da ideia de que “se a lei está errada, lute para mudar a lei”. Não é o caso aqui. As leis, quando bem feitas, servem para dar parâmetros para evitar que a liberdade de um seja a prisão do outro. Ou seja, que no caso desta matéria, a lei faz que a liberdade dos riscos do caminhão arqueado seja evitado em detrimento da prisão de outros condutores servirem ao risco de acidentes devido as modificações e as condições errôneas. Não a toa, leis de velocidade deveriam servir para todos – sem grandes exceções e disso falo em exceções como veículos de emergência – para poder assim o trânsito ser harmônico e sem riscos. Na prática, o egocentrismo, o hedonismo em prol de um risco acaba sendo um dos fatores chave para acidentes. Gearheads / motorheads / petrolheads criminosos (plenoasmo) são culturas que exaltam este tipo de atitude criminal.

    Pensemos se o ideal é continuar tolerando tais culturas ou combate-las, com inteligência e educação.

Comentários encerrados