Foto: Caminhoneiros gastam com frequência mais de R$ 10 mil para levantar a traseira e circulavam impunes

Toda vez que pego a estrada, volto para casa com dezenas de perguntas e indignações. Minha última viagem foi uma semana atrás, quando percorri duas vezes (ida e volta) o trecho entre Salvador e Guanambi, no sudoeste baiano, de 670 quilômetros. Nesse trajeto, passei pelas BRs 324, 116 e 030 e pela BA-026 com vários trechos em situações deploráveis.

Mas não foi a condição da estrada o que mais me chocou, e sim o número de caminhões arqueados, ou seja, com a frente rebaixada e traseira empinada: uma verdadeira máquina de matar, mesmo em acidentes considerados simples.

Com mais ou menos 200 quilômetros de viagem, decidi contar quantos caminhões alterados passavam pelo meu caminho: cheguei à conclusão de que a cada 10 veículos de carga, pelo menos dois estavam alterados.

É claro que os 1,3 mil quilômetros que percorri não são nada perto de todas as estradas brasileiras, por isso, decidi conversar com o Rodolfo Rizotto, fundador do SOS Estradas, para entender se o que vi refletia a realidade. “Virou febre. No Instagram de grupos de caminhoneiros é uma loucura o que eles postam de barbaridades.”

Pesquisando mais a fundo, percebi que os caminhoneiros que fazem as maiores intervenções são considerados verdadeiros ícones nesses grupos, como o Edson Juhem, conhecido como Jaquirana GBN, proprietário do caminhão mais arqueado do Brasil: Scania 114G 340, que vem acoplada em uma carreta com apenas um eixo. A carreta recebeu um suporte alongado para as bolsas de ar e balanças da suspensão. A badana, ou lameiro, tem 2,25 metros de altura.

Não faltam ícones do movimentos como Cabelo Batateiro, denunciado em matéria anterior de UOL Carros e dono de caminhões super famosos que têm até apelidos carinhosos, como Joaninha. Um Scania P310 com dianteira encostada no chão e traseira elevada que chega a 1,70 m.

Os modelos que vi nas estradas talvez não cheguem a esse nível de ousadia, mas estavam claramente com a traseira bem mais alta do que a configuração de fábrica e a dianteira encostando no chão. E o pior: completamente carregados.

Segundo informações de Rodrigo Kleinubing, engenheiro especialista em acidentes de trânsito, caminhões desse tipo são verdadeiras máquinas de matar. Isso porque, alterando características originais, não é mais possível garantir os mesmos parâmetros de estabilidade e frenagem do veículo.

“A alteração mexe com dois itens que não devem ser mudados: a suspensão e o sistema de freios. Mexer no projeto original coloca em risco a segurança do caminhoneiro e de outras pessoas que transitam pelas estradas”.

Traseira da “Joaninha” tem 1,70 m de altura! Foto:Imagem: Reprodução/Youtube

Rodrigo alerta que os acidentes envolvendo veículos de carga com traseira elevada podem ser muito mais graves, considerando o grande número de batidas de carros de passeio atrás de caminhões nas rodovias devido à diferença de velocidade média.

“Elevar a traseira incentiva o fenômeno de o carro entrar sob o caminhão em caso de batidas. Tínhamos esse problema sério no Brasil, que foi resolvido com a obrigação das placas retrorrefletoras e dos para-choques. Esse tipo de acidente é altamente letal porque quando um carro entra embaixo do caminhão é muito comum que os passageiros da frente sejam decapitados”, alerta o especialista.

O que mais assusta nesse cenário é a cultura do “quanto pior, melhor”. Alguns desses caminhoneiros, nos grupos, argumentam que essas mudanças aumentam a estabilidade, o que não faz nenhum sentido, já que o centro de gravidade do carro é completamente alterado.

Outros, menos preocupados com opiniões contrárias, acham graça quando o caminhão “foge” da estrada. Em que momento colocar a própria vida e a dos outros em perigo virou motivo de piada?

Penalidade

Apesar de não representar nada frente ao perigo em caso de acidentes, há punições para esse tipo de alteração. Suspensão irregular rende multa e retenção do veículo.

Conforme inciso VII do artigo 230 do CTB, conduzir veículo com características alteradas sem autorização constitui infração grave, com acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até a sua regularização.

Fonte: UOL Carros (*)

(*) Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

165 COMENTÁRIOS

  1. Por causa destas idiotices de deixar o caminhão que hj morreu um filho ao colidir na traseira do caminhão arqueado do próprio pai

    • Certo q não tava muito arqueado até pq tem ocasiões q o imetro aceita arquear só um pouco, como é o caso dos caminhões do Bruno Garcia q não tem tanto perigo

      • É inacreditável ainda termos o transporte de produtos perecíveis em caminhões que não sejam climatizados. Esse é o problema. Os produtores exploram o motorista que também aceita trabalhar nessas condições, inclusive baixando o valor do frete. A responsabilidade é de quem explora mas também de quem é explorado.

  2. Cem comentário com estes trazeira erguida parabéns para as leis brasileira rodoviária militar e a gloriosa polícia Rod Federal …..

      • Sei não mais pra mim tá tudo bem ,não quer entrar debaixo do caminhão e só não acelerar demais , os caras que dirigem nestas estradas de péssima qualidade que tem o direito de reclamar. São fortes caminheiros que levam nós alimentos d Brasil a fora e merecem todo o nosso respeito

        • Correto, eles carregam e recebem por isso. Bem ou mal, mas recebem. Mas isso não os dá direito de alterar a configuração original do veículos, aumentando o risco de gravidade em uma colisão.

    • Quer acabar com essa farra, multe as empresas que usarem esse tipo de caminhão, semana passada vó uma matéria que o filho de um caminhoneiro morreu ao bater na traseira arqueada do caminho do próprio pai e pior a esposa morreu tb.

      • Concordo, é o que ia comentar, empresas que contrata esse tipo de caminhão pra transporte de suas cargas são tão irresponsáveis quanto o proprietário e motorista desses veículos.
        Quando as empresas parar de contratar caminhões desse tipo ou quem compra parar de comprar mercadoria de caminhões desse tipo, e até devolver a mercadoria quando chegar em veículos assim, rapidinho acaba.

        Se gostam desse tipo de veículo, monta clubes e faz encontros e desfiles, deixando esses veículos somente para exposições e exibições, e não para serviços do dia a dia.

        Não sou contra ter um veículo desse tipo, e até acho bonito, mas tudo tem seu lugar, deixa ele pra ser utilizado em locais apropriado, nas estradas não é lugar pra isso.

  3. Aqui em Curitiba ocorreu um acidente desta natureza. O pai conduzindo o seu caminhão na frente e o filho com sua esposa na cabine conduzindo outro. Os dois com a traseira alterada. O pai precisou parar o veículo devido a obstrução no trânsito e o filho não conseguiu parar. Resultado: o seu caminhão encaixou embaixo do caminhão do pai. Morte instantânea do filho e sua esposa. Essas alterações são assustadoras.

  4. O problema é fácil de resolver enquanto não mexer no bolso deles isso vai acontecer bota uma multa de 10.000 reais e suspensão da habilitação q resolve essa palhaçada

    • Tbm acho que a multa é mto pequena!
      Deveria mexer mais no bolso e tbm ter mto mais fiscalização por parte das autoridades policiais.
      Mas é Brasil infelizmente… país de bagunça!

  5. Acho isso uma babaquice e falta de responsabilidade da parte do Inmetro que não focaliza nada pagando uma taxa tudo pode no Brasil os engenheiros estudar ai vem uma pessoa que se diz motorista e muda tudo num veículo que

  6. Como o acidente entre pai e filho acontecido hj no Paraná caso o caminhão estivesse normal não haveria causado as mortes do casal

  7. Boa noite. Sou caminhoneiro! Não consigo aceitar esses caminhões arqueadas lógico que contribuem muito com mortes em caso de colisão traseira. Veja o quê aconteceu com o filho e a nora quê chocou na traseira do caminhão do pai! Se tivesse na altura padrão não atingiria aquela altura!.

  8. E verdade nessa semana agora morreu um casal em um engavetamento no Paraná eles estavam em um caminhão truque que bateu na traseira arqueada de outro truque detalhe no caminhão que o motorista morreu era conduzido pelo próprio pai no acidente se envolveram duas carretas e os dois truques ambos com as traseiras arqueadas

  9. E verdade nessa semana agora morreu um casal em um engavetamento no Paraná eles estavam em um caminhão truque que bateu na traseira de outro truque que era conduzido pelo pai da vítima ambos Tinham as traseira s arqueadas no acidente tinha mais duas carretas envolvidas dá pra ver claramente que se a altura fosse respeitada talvez poderia ter se salvado

  10. É o país da balbúrdia, da falta de lei da falta de guarda, da falta de seriedade, desde o cara até o juiz, passando pelo guarda, pelo Inmetro, por tudo, sem lei. Um faroeste caboclo, um país de faz-de-conta. Uma vergonha. Um país que não é. Isso vem de fora, é um projeto de destruição do Brasil.

  11. Gostaria de saber se vc algum dia tocou um caminhão, porque tem seus exagero,tem mais falar que isso causa morte, acidente, traseira de carro caminhão não é estacionamento para colocar o rabo ali, Jaquirana fez essa bosta pra ficar parada não trabalha, porque não conta o sacrifício que é estar nas estradas, talvez não ganhe repercussão não é,vem fazer uma viagem comigo e vou mostrar a realidade, sempre aparece um pra falar bosta.

  12. Um país de bagunça quê é o Brasil onde a PRF faz vista grossa pra esses moleques, isso é só aqui mesmo, esses equipamentos deveriam ficar retidos e no local da apreensão fosse feito o serviço dando mais custos a esses caras que ainda dizem que o combustível está caro, tá caro Porra nenhuma.

  13. Esses dias vi pela televisão um acidente no qual um caminhão bateu na traseira de outro caminhão ocasionando a morte dos ocupantes do veículo de trás . Era notório que o caminhão da frente estava com a suspensão alterada, ao ponto de um outro caminhão praticamente entrar embaixo dele !!!! Oras, aonde está a fiscalização nesse momento ? Esses caminhões não passam por nenhum posto policial ? Esses imbecis que fazem isso com o caminhão, não estão nem aí para as vidas alheias !!! São pessoas com a massa cinzenta prejudicada, porque além de ficar feio ( JACÚ ), põe em risco a vida de outras pessoas !!! Me desculpem o desabafo, muitas pessoas vão me criticar, mas gosto é igual c…, cada um tem o seu !!! Mas nesse caso ao meu ver é um crime.

    • Na minha opinião caminhão tem que ser original se fosse pra sair com a traseira erguida sairia de fabrica

    • Este acidente que vc viu foi entre pai e filho, os dois com carroceria elevada, o pai freou e o filho não conseguiu parar morrendo ele e a esposa, carrocerias elevadas na altura de parabrisa de caminhão.

  14. Se realmente existisse uma pena verdadeira com muito rigor e de caráter essas atrocidades jamais aconteceria aqui no Brasil mais infelizmente o erro já começa pelos grandes ou que se acham grandes !
    Enquanto existir uma lei sem lei vai sempre acontecer essas barbáries nas rodovias Brasileiras !!!

  15. Se é proibido como que alguns deles tem a tal legalização da inspeção veicular para rodar assim? Essas informações inspeções veiculares que emitiram a autorização não teriam que ser investigadas e terem seus CNPJ’s cassados?

  16. Agora a culpa é do caminhão arqueado vá caçar o quê fazer .Se bater atrás de qualquer maneira vai morrerTem e quê todo mundo ter mais atenção ao Dirigir

  17. Deveria se criar uma lei obrigando as empresas a não aceitarem carregar esses caminhões e aplicar penas as que carregassem aí resolvia

  18. O Brasil é país de leis pra inglês ver. Sociedade que elege idiota para representante e executivo. Policiais que se incomodam de “ter que atender” a população, como se fizessem favor.
    Um verdadeiro circo de horrores. A representação do umbral.

  19. O problema é a falta ” do querer resolver” este absurdo. No Rodoanel ( próximo a rodovia Castelo Branco) vi dois caminhões basculantes rebaixados.
    Parece que ninguém faz nada para impedir essa modificação. Deveria ser processado também a oficina/ empresa que realizada este serviço.

    • Aí sim, resolveriam, duas notificações, uma para o motorista, outro para a empresa que fes o serviço, e se o motorista não for o proprietário, fas mais uma, e aprende o veículo para regularizar, quero ver se não acaba essa palhaçada

  20. E simples,falta de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito,descaso total. As vezes por causa de uma lâmpada fazem um estardalhaço, prende veículo, multa e os caminhões desfilando pelo Brasil afora completamente irregular.

  21. Bom dia, não gosto de caminhão alterado nem arqueado, ou seja essa observação é infundada vc quer saber porque, é só olhar uma caçamba a altura que é o equipamento. Então para de arrumar pelo em ovo e cuida mais de vc nas estradas.

  22. Bom dia, com tantos problemas que já temos, ainda temos que conviver com tamanha barbaridade, falta de bom senso e de amor a se próprio.

    • Olha gente quem fica julgando os motorista abaixa a bola um pouco ok que ate o papel pra limpa rabo de vcs e nois que leva blz.

      • Estamos alertando sobre os riscos que os motoristas que não respeitam as leis representam para os que respeitam.
        Quanto ao papel todos são importantes. Caso não tivesse quem fabrica os caminhoneiros não teriam o que transportar. Assim como não tendo consumo não tem transporte.
        Na sociedade todos são fundamentais. Quem extrai petróleo e refina o combustível, assim como quem transporta, vende ou consome.
        Mas ninguém tem o direito, não importa a relevância do seu trabalho, de colocar vidas em risco. Inclusive dos próprios colegas de profissão.

  23. Isto é um absurdo um instrumento de trabalho ser modificado por um irresponsável passando por cima de engenheiro e etc onde está a polícia do Brasil. E mais estes faróis de leds que são proibido e estes irresponsável que trafegam com todos ligados sem o mínimo de respeito e atrapalhando o veículo que vem em sentindo oposto criando um acidente onde está a PRF e políciadi Estado que nada faz a não ser ficar sentado dentro da aviatura no ar condicionado multando até mesmo qdo a dúvida sobre a infração que até mesmo não teve .Que lixo de pais vivemos.

    • Caminhão e do cara quem somos pra mandarmos no qui e dos outros , vamos cuida mais da nossa própria vida q fica melhor . Eso compra um caminhão e deixa do jeito que quiser e pronto .

      • Ninguém tem o direito de colocar vidas em risco e descumprir as leis. Vivemos em sociedade, portanto cada um não pode fazer simplesmente o que quer, quanto mais descumprir as leis em vigor.

  24. Se é infração e os caras rodam assim mesmo, não dá para entender. Será que a PRF faz vista grossa?

    • Acho extremamente feio, perigoso e desnecessário….
      Para aqueles que se auto-entitulam motoristas…. fazer uma besteira destas, é OFENDER a categoria dos motoristas de verdade..m

  25. Isso é uma barbaridade, essa multa de 195 é um estímulo, para esses Motoróca de Merda, quer acelerar, tem dinheiro,? prepara um carro qualquer e vai para o autodromo. Tem fazer não sei o que ja que levantaram, essa barbaridade, passar a multa para 5000 cinco mil e apreender a carteira de motorista por 2 anos.dai eu queria ver se a palhaçada ia continuar.

  26. No Brasil é comum ” o errado” ser o ” certo”,pois muitos brasileiros reclama da impunidade e corrupção e eles são os maiores incentivados dessa pena Grave .A falta de referencia é exemplos no Brasil acabou( diga se políticos e empresarios) Pois 7m País onde o correto é trouxa…dai vc verá o nivel: Acéfalos..Deus tenha pena desses miseráveis imbecis e idiotas…

  27. Lamentável! Pobre Brasil com tamanha ignorância e falta de profissionalismo. O Lula vai acabar voltando mesmo!

  28. E simples e responsável pelos comentários deve ser profissional .com carteira b.ou seja um motorista de final de semana .

  29. Coitado do Besta, que.faz isso com uma maquina de trabalho, pura “IGNORANCIA ” !!!
    Tem que aprender o caminhăo, multa – lo, para que sirva de liçăo !!!

  30. Quando a merda de um batateiro desse chega pra descarregar na doca não deixo nem encostar se não dá pra entrar com a palheteira. Ou o bonito bate a carga em outro caminhão ou contrata chapa pra descarregar. Nos EUA e Canadá não tem essa palhaçada desses arrombados

  31. Elevar um pouquinho a traseira do caminhão não é o problema. O problema está no exagero que certos “motoras” estão cometendo . Verdadeiros absurdos . E agora , com os últimos “acidentes” ,vamos sofrer um verdadeiro “caça as bruxas” . Caminhoneiros do Brasil , previnam se . A PRF vai “bater doído “!!

  32. Pra que levantar a traseira do caminhão assim ? IGNORÂNCIA. E não sei porque alguém dá carga pra um sujeito desses transportar, sabendo que tem bem mais facilidade de acontecer um acidente e até perder a carga se não tiver seguro. Palhaços que querem aparecer.

  33. Ninguém de fiscalização vê isso ?
    Este tipo de infração se vê de longe não precisa nem do veículo ser parado para verificar , o problema é que não se tem é interesse entre outras condições que dão margem aos mais profissionais , que são uma minoria da categoria, a fazer este tipo de coisa ainda postar vídeos na internet desafiando a lei falando que cada vez que o veículo for apreendido vai levantar mais deviam estar presos estes caras.

  34. Eu como motorista de caminhão
    e totalmente contra qualquer tipo de inreguralidade nas estradas, acredito que essa matéria seja muito para chamar atenção, tráfego nesse trecho a anos e discordo totalmente que esse trecho seja palco de caminhões arqueados!! Agora amigo acredito que deve ter observado os veículos como Hilux sw4 jeep renagade,Corolla, e vários de passeios observou como eles estão sendo usados nas rodovias isso sem ser arqueados, estes caras sim estão fazendo todo tipo de situação grave nas rodovias causando acidentes e saindo como se só o caminhoneiro fosce culpado.. não estou defendendo os errados mas vamos ser justos ,.

  35. Se é pra anda com 40 km ande com 40 se é pra anda com 80 anda com oitenta a imprudência não é do carro não. E do próprio condutor se todos respeitar os limites de velocidade não teria muitos acidentes

  36. Não basta somente as medidas administrativas previstas pelo CTB( lei 9.503/97). A lei tem que endurecer para casos de alteraçao de características que ofereçam risco iminente à segurança do trânsito! O entendimento do Judiciário deveria ser unânime em enquadrar essas aberrações no Art.132 do Código Penal

    Art. 132 – Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:

    Pena – detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

  37. Moda de idiota e que coloca os outros em risco. Deveriam perder o caminhão e passar uns 30 dias no xadrez.

  38. Endossando estas observações da reportagem, tenho certeza que esta prática (de arquear a traseira de caminhões) é comum em transportadores autônomos e proibido em empresas de transportes. Como entender a reclamação de uma expressiva maioria de transportadores autônomos em relação ao valor do(s) frete(s), se sobra dinheiro para fazer alterações proibidas, como estas reportagem?!?
    Em tempo: vimos esta semana uma vitima destas “guilhotinas”, entre pai e filho transportadores. Faltou a pedagogia do exemplo!

  39. Um merda desses não é caminhoneiro nem pertence a família de caminhoneiros com certeza. Isso é um idiota que deveria ser preso o caminhão e mais idiota ainda é quem bota uma carga nessa merda. A empresa que carregou isso deve receber multa astronômica.

    Vai caçar uma rola na pista com essa bunda empinada !!!

  40. Dia 13/01/22 , perdemos um colega em São José dos Pinhais ,parte por conta dessa adulteração no veículo ,só pra azar dos dois envolvidos no acidente ,os dois eram veículos arqueados ,e mais ainda o veículo da frente era dirigido pelo Jetro e o de trás pelo Gerson,eram pai e filho ,sendo q o Gerson veio à falecer juntamente com sua esposa .PENSEM SE VALE À PENA ESSE TIPO DE ADULTERAÇÃO NO VEICULO???????

  41. Para acabar com esta febre é facil, é só as Cia. de seguros recusarem propostas dos seguros de cargas com veículos com estas caracteristicas, e as polícias rodoviarias fazerem plantão nos postos fiscais.

  42. Se o imetro aprovou, do que vc reclama, no rio tem metralhadoras trabalhando, entra lá faz uma matéria que vc esteja contra também

  43. Pra mim, deveria ser considerado infração gravíssima, com multa de, no mínimo, R$2.800,00, 7 pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização. E em caso de acidente com colisão na traseira de caminhões com essas alterações, eles mesmos deveriam ser responsabilizados pelos danos.

  44. A maioria desses caminhoneiros são jovens aventureiros, que não estão preocupados com a segurança deles, muito menos dos outros,os mais velhos caminhoneiros são país de família que dão o sangue nas estradas para levar o pão para a família, trabalhando com dignidade e responsabilidade,

  45. Vejo seguido as polícias de rodovias ficarem multando veículos com película. Mas nestes caminhões ninguém faz nada e outra não vejo motorista de caminhão com sandálias todo mundo de chinelos de dedo. Cadê a fiscalização.

  46. Foi assim que o pai matou o filho essa semana aqui em curitiba. Os 2 caminhões estavam arqueados e bateram . só que o filho estava em velocidade alta e encheu a carrrta do pai . Resultado morreu ele e a esposa

  47. Culpa das leis do Brasil….um caminhão desse não deveria nem em pensamento circular nas estradas, chamado caminhão Assassino mata sem dó e nem piedade …Brasil é assim mesmo quem fazer o que querem são as quadrilhas de políticos….Manda mais que o Exército brasileiro

  48. O problema não é o exagero… Esse tem que ser resolvido, com rigor da lei… O problema e que quem faz as leis não intende nada sobre o assunto e ao invez de criar lei para limitar alteração e comportamentos, criam leis para punir e arrecadar… Brasileiros, lá fora existem rodovias com velocidade Mínima, trem bala, legalização barata ou sem custo para modificações em veículos, aqui só restrição e punição… Vcs estão concordando com o cabresto que lhes é colocado.

  49. Falando de caminhões com a bunda arrebitada.
    Vejam a postagem do acidente envolvendo os dois caminhões Mercedes (antigos), onde o filho e sua esposa, mercedes amarelo, perderam a vida ao colidir com a traseira do caminhão do pai, mercedes vermelho,
    Os dois, estavam com as traseiras arrebitada, oque fez, com que, ao tentar frear, o Mercedes do filho, deixasse seu parabrisa na aultura da linha baixa da carroceria do Mercedes vermelho.
    Se, ambos, estivessem com as características de fábrica, não evitariam a colisão, mas, com certeza teriam escapado da morte.

  50. Um absurdo ver veículos de carga com suas características alteradas…. Pergunto, quantas pessoas precisam morrer para que as autoridades atuem?….

  51. Uma fatalidade que poderia ter sido evitada na colisão que culminou na morte do filho e da nora, caso o arqueamento não tivesse sido feito. O ângulo e altura no impacto amenizariam os danos aos ocupantes.

  52. eu viagem com uma ranger de Salvador a porto alegre e encontrei muitos caminhões com a traseira levantada e a frente encostada no chão. eu fui camioneiro alguns anos de 1971até 1981. na época em Santa Catarina e no litoral do RS. tinha alguns caminhões assim. hoje em dia virou febre.engraçado que as transportadoras não aceitam carregar caminhões mais antigos e estes elas carregam sem problemas as seguradoras não eram para aceitar carregar caminhões fora da lei pois aquilo tudo que põe em risco a vida das pessoas deve ser combatido. pergunta onde está a PRF. ela não enxerga isto nas estradas? virou a casa da mãe Joana? as estradas do Brasil. tem que ser feito uma lei específica que não permita mais que estes caminhões com a traseira levantada carreguem em qualquer das transportadoras do Brasil.

  53. Uma vergonha de multa, legislação ineficiente.
    Apreensão e registro policial o mínimo que deveria ocorrer. Com nome registrado a próxima vez é cadeia.

  54. O dia em que um familiar ou um amigo desses sem noção entrar embaixo de um caminhão como os deles e perder a vida dai quero ver acharem graça e fazer piada com isso,bando de babacas.

  55. Pior é que os donos de caminhão conseguem regulamentar essa bizarrice ,
    Resta as transportadoras se negarem carregar nesse tipo de caminhão
    Gostaria de deixar meu protesto
    As estradas não pertencem apenas só caminhoneiro e sim a todos os motoristas

  56. Quem pesquisou esses tais “grupos de caminhoneiros” devia ter prestado mais atenção e aí teria visto que esses que admiram os tais “ícones” são na maioria molecada que só sonham com caminhão, e que cabelo batateiro e o outro da matéria fazem isso pra aparecer e vender vídeo de YouTube.

  57. Pelo menos pode ser que o caminhoneiro seja punido com o escorregamento da carga sobre a cabine e trace sua sorte.

  58. O motorista por em risco a vida dele e de outras pessoas virou piada, e outra piada é o valor da multa que não chega a $200,00 essa multa tinha que ser um valor altíssimo pra que não se repita a infração, no Brasil é assim o errado é certo e o certo é errado, virou cultura do brasileiro se passar por idiota, ladrão, espertalhão, em tudo querem levar vantagens !!

  59. Bom dia sou mecanico empresário e essa mudança afeta muito e trais muito prejuízo aos caminhoes e o peso fica todo em cima do eixo em uma frenagem o risco e bem maior tanto para o condutor quanto para quem vem na mesma faixa ou sendo atrás deste veiculo em uma batida a chance de sobreviver e zero em ambos os lados na frente quem segura o atritos e o motor e o chassis tando rebaixados só vai sobrar a lata e na parte traseira geralmente quem bate e cortado ou esmagado por que a parte de força o chassis e a resistência esta mais alto tenho aqui pra mim que a palavra esta se cumprindo a cada dia onde dis o amor de muitos se esfriaram e as pessoas estao perdendo o amor e estão fasendo maquinas de matar com seus caminhoes Deus abencoe e guarde a cada um é de sabedoria e entendimento para cada um miolo mole desses

  60. Vcs só sabem criticar achando que sabem tudo,entra dentro de um caminhão e vai ver a verdadeira realidade,só quem tá dentro é que sabe o que faz pra realmente ser seguro nas estradas,vcs não sabem de nada e falam besteira,tudo no Brasil a culpa sempre vai ser do caminhão ou do caminhoneiro infelizmente vcs nos ver como bandido a realidade é essa…

  61. O tempo que vc saiu pra cuidar da vida dos outros nas estradas gastar gasolina q esta um absurdo de caro so pra cuidar de coisas que nao eh do seu bico vc ja procurou no teste de engenharia que a traseira alta o caminhao tem sim mais estabilidade que quanto mais molas mais rigido fica a suspensao traseira e menos ele inclica nas curvas!

  62. Nossa muita besteira envolvida…placa retrorefletoras?? Pelo amor de deus cara, vc já viu oque a acontece com essas placas em uma batida??? Não segura um cachorro batendo ali e ainda por cima vira uma bela de uma lâmina afiada… Outro detalhe é quando a ressaltar as características originais de fabrica seja lá de qual veículo for….quem disse que original é melhor?? Ou mais eficiente….o único erro é ter a quantidade de regras e muitas absurdas que existe aqui no Brasil pra se modificar um veículo….claro tudo tem que ter certos limites mas dentro do aceitável deveria ser permitido e cada um que assuma a responsabilidade pela sua modificação, assim como é lá fora…se fossemos levar a ferro e fogo, a Kombi não seria permitida em lugar nenhum, motocicleta então seria impensável…ônibus urbano?? Todos sentados sem cinto e quase 100 pessoas em pé…coisa de doido….

  63. Meu comentário, não é uma resposta, mas requer uma resposta. Se este tipo de alteração resulta em multas e apreensão do veículo, e representa um risco tão grande, porque não são tomadas medidas mais duras para inibir este tipo de prática? (Brasil)

  64. Me desculpa,mas acho que o senhor está com dificuldade de visão! Dá uma olhada novamente e verifica que o para-choque traseiro está até mais baixo que o normal.
    Isso de maneira nenhuma pode acontecer de um veículo entrar debaixo do caminhão.Agora pode ser que a estabilidade do veículo seja alterada e causando dificuldade no manuseio do mesmo.

  65. Uma vergonha para o meu Brasil deixar que esse tipos de caminhões rodem pelo Brasil.
    Essa semana aconteceu um acidente na BR116 , aonde o filho bateu na traseira do caminhão que era dirigido pelo seu próprio pai, conclusão acabou morrendo por causa dessa alteração de levantar a traseira do caminhão.

  66. E daí se é proibido? Eles fazem e continuam impunes. Passam com essas atrocidades na cara da polícia e não acontece nada! Eles não tem consciência e a polícia se faz de cega… Então o lance pelo visto é deixa matar quem não tem nada haver com essas carniças arqueadas!

  67. Só os irresponsáveis fazem isso em caminhões” se esquecem que alterar a aerodinâmica do veículo podendo tombar facilmente e matar pessoas inocentes nas estradas” devem sim serem multados e terem o veículo retido até normalizar

  68. Engraçado, as pessoas criticam tanto estes caminhões e na maioria das vezes nunca entrou dentro de um, se quer conhece a parte mecânica ou técnica do veículo em questão.
    Já outros conhecem a parte teórica ( técnica) mas também nunca trabalharam com tal veículo pra saber se realmente faz sentido estes comentários, se tem os para-choques patrão como manda a Lei pq criticar? A altura exagerada nem eu gosto, acho feio carros assim, mas o caminhão com a traseira ligeiramente alta trás sim estabilidades em muitas situações, os caminhões não vem com a suspensão correta pois não se sabe qual implemento vai ser instalado, sendo assim vem com suspensão baixa, porisso dependendo do implemento a ser colocado deve-se sim mexer e adequar a nova configuração, antes do cara aí dizer o q não sabe procure se informar melhor, Leis tem q serem seguidas isso eu concordo, traseiras altas demais tem q ser corrigidas claro, mas dizer q suspensão de caminhão tem q ficar como vem de fabrica isso precisa ser pensado, faz uma coisa, pesquise, descubra coisas inovadoras, some, ajude, isso contribuir e muito, mas não agrida a classe fica a dica, vamos somar e não diminuir eles profissionais que ainda existem e estão trabalhando, pois já estão faltando no mercado, em todo o mundo já temos uma carência de profissionais neste setor, sabe pq? Baixos salários e muita humilhação, muitas críticas desnecessárias e na maioria das vezes falsas, falta de condições etc pesquise a fundo e vai entender um pouco deste mundo, não são monstros, são trabalhadores

  69. E verdade esses caminhões são verdadeiros assassinos mas não tem regras a legislação não liga para nada a fiscalização de nada vale

  70. Esses caminhões com a traseira nessa altura deveriam transportar bobinas de aço ou blocos de granito, que na primeira freiada brusca a carga passaria logo por cima da cabine…

  71. Absurdo é a penalidade pra isso, enquanto se você pilotar uma moto com o farol apagado rende suspensão direta da CNH.

  72. É complicado, as polícias rodoviária tanto federal como estadual deveriam ser mais rigorosa com as leis mas infelizmente ainda existem muitos corruptos.

  73. Em um engarrafamento na semana passada, o pai caminhoneiro, segundo informações, tinha a traseira levantada. Seu filho tbm caminhoneiro e sua esposa vinham atrás e colidiu com a carreta do pai. Os 2 morreram.

  74. Eu acho que as empresas que contratam esses caminhoes deviam se unir e proibir o carregamento nesses caminhoes adulterados,

  75. Engraçado caminhão alto e crime carro rebaixado não motorista d carro pequeno q causa acidente e o cara bom culpado é nós caminhoneiro tudo culpado e só caminhoneiro q leva a culpa não veem a irresponsabilidade o Brasil tem q para d fica culpando q traseira alta e crime ponta d porca e crime crime maior é a irresponsabilidade das pessoas q tem carteira e fala q sabe dirigir sempre vejo o caminhoneiro tirando pra não matar pessoas q estão sempre erradas sei q não somos certo mas o povo deveria para d falar q traseira alta e crime crime e o povo falando q somos nós caminhoneiro q somos errado #traseiraaltanaoecrime

  76. Boa tarde.
    Há alguns dias estive também viajando pelas Rodovias 116 ,251 , 040 , 381 , Estado de Minas Gerais , ao meu ver são os piores trechos que já passei , buracos em todos os trechos , as estradas deste Estado estão todas abandonadas , ao descaso , ondes os governantes daquela pouco se importa , em Ipatinga fizeram um desvio onde não tinha nem uma placa com informações sobre o riscos que vc correria ao se arriscar em fazer o trajeto , foi muito difícil, vc no meio do nada sem ter como voltar e nem sabia se tinha fim , sem falar eu estava com minha família .

  77. Então.
    Essa modinha faz vítimas e mais vitimas.. E esses “caminhoneiros que deveriam ficar só no YouTube” se gabam de quem tem menos noção.. Sexta feira 14 o pai que viaja com o filho, dois caminhões parecidos, ambas traseuras arqueadas, viu o filho e nora esmagado pela carroceria. É tristende ver essas cenas.

  78. Foi oque aconteceu no acidente em que o filho entrou embaixo do caminhão do pai e teve morte instantânea,e a de sua esposa

  79. Só que infelismente as autoridades não tomam providências nenhuma …se os veículos fosse recolhidos …e fosse cobrada uma taxa alta pra retirar…talvez amenizasse o problema….mais como agente vê ….esses caminhões circulam pelas estradas e com certeza devem passar em frente de postos da PRF …e os policiais não fazem nada

  80. Coloca o “motorista” para descarregar paletes de refrigerante em lata com a paleteira em uma rampa. Só passar para estes “motoristas” frete que vai em paletes e que não pode ser desmontada a carga e coloca eles para descarregar. Resolvido.

  81. O cara q escreveu isso pelo jeito nao sabe de nada mesmo … E tenho certeza q nao sabe nem ligar um caminhao , e vem dizer q é uma “maquina de matar” … O que mata nas estradas é a imprudencia , carros pequenos sempre cm presa nao respeitao os veiculos de carga , aonde causa varios acidentes !!

    • Feriados prolongados , finais de semana a gente que é profissional trabalhando e tem que acompanhar as cagadas de muitos automóveis ultrapassagens , velocidade e na maioria das vezes com mortes e povo sem noção preocupado com trazeira de caminhão!

  82. É muito fácil de resolver.
    Simplesmente as empresas não carregar o caminhão alterado.
    Pois até pra carregar deve ser mais trabalhoso do que um caminhão na altura regular.

    .

  83. Nova garagem de maluco. O acidente ocorrido no anel viário de Curitiba, entre pai e filho, é um exemplo que isto acarreta. A um parâmetro de arquear um caminhão. Um engenheiro estuda anos para produzir um veículo. Se fosse assim já sairia de fábrica. Sou contra está exagero que acontece. Que a lei seja exercida e acabem com o abuso. Abraços.

  84. Resta à PRF a fiscalização, já que é contra a Lei, fazer tais alterações e condução desses veículos. Isto é bonito prá quem???

  85. Bom dia a todos! Na minha opinião além de crime contra à vida também é um atentado ao bolso de quem faz esse tipo de alteração, porque altera o ponto de gravidade e em curva a traseira mais alta fica muito mais difícil de controlar e mais fácil de virar. Inclusive mesmo dentro de velocidades relativamente baixa, mas com o vento um pouco mais forte no sentido lateral do caminhão com ele fazendo uma curva já é perigoso tombar.

  86. O problema q vc vai paga Inmetro e o pessoal altera após a saída de local colocando mais molas e deixando muito alta as carretas
    Levantar um pouco até eu acho q não atrapalha mais tem muita gente exagerando com as alterações
    E a verdade e uma só quanto maior altura maior a queda

  87. É só prender o veículo e o dono do mesmo . Fui transferir um veiculo para o meu nome e barraram porque a lampada era mais clara do que a original ( não era nada especial ) e estes imbecis com caminhão arqueado podem viajar por aí.

  88. Ainda bem que quem moreu . foi da fsmilia deles .eu sinto muito .porque uma vida não tem presso. Sou caminhoneiro vivo na estrada. Odeio os vaminhãons arqueados..

  89. Será que a pagam propina para as polícias??? Pq ninguém faz nada??? Estranho essa turma rodar pelas estradas e a polícia fechar os olhos para isso. Acho que tem algum esquema. Vergonha!!!!

  90. O engenheiro estuda igual um louco pra projetar um equipamento com segurança vem um idiota analfabeto e destrói tudo que o cara fez e Brasil

  91. Lamento pelos meus companheiros de estrada pois sou profissional desde 87 e nunca andei fora da lei Já tomei multas por vacilo mas nunca por idiotices portanto eu acho que a burrice desses cara é do tamanho da arqueadura da traseira desses caminhões.

  92. Agora faz uma matéria sobre as dificuldade, fretes precários, manutenção caras, postos que cobram pra dormir, pedágios, assaltos, horários a cumprir, pra sua comidinha chegar, escolhe um tema desses e faz

  93. A matéria é boa, abre os olhos para um problema real, mas acho que faltou um estudo técnico ai… o que eu vivi é que o caminhão reto e menos instável na hora de curvar, não estou falando pra colocar lá nas alturas, mas levantar um pouco melhora e muito nas curvas.

  94. A população tinha que pegar esses caminhoneiro falsos que só queima a categoria do profissional ….e queima esses lixoooooss esgrotoooo mas queima tudo …quero ver se para isso ou não para

  95. Na minha opinião caminhão tem que ser original se fosse pra sair com a traseira erguida sairia de fabrica

  96. Estas são as leis fraca de nosso país por motivo de um luz de placa e perigoso prende o veículo ou tomar uma muta daquela aí aparece um despreparo deste alterano a traseira do caminhão todo simplesmente uma vergonha ae esqueci que moramos no país de terceiro mundo rssssss

  97. Se os fiscais de trânsito aplicassem as punições nesses casos ao invez de ficar só com o revolvinho de multa na mão, seria extinguido o problema.
    Mas, parece que o objetivo da fiscalização é levantar fundos pro governo e não fiscalizar as imprudências !

    Fica a dica aos oficiais de trânsito :

    Larga essa fábrica de multas e faz o trabalho para fins de segurança de trânsito e não para adquirir fundos monetários !

    .

  98. Proibido carregar caminhão arqueado , simples assim , aí acaba com isso. Se quiser arquear fica sem trabalhar .

  99. Recentemente um pai ,com um Mercedes levantado e o filho com a esposa em outro Mercedes levantado se envolveram em um acidente ,o pai bateu e o filho que vinha logo atrás com a esposa se enfiou em baixo do caminhão do pai vindo a falecer ,ele e a esposa ,é difícil ver nos comentários que tem idiotas que defendem esse tipo de modinha , coisa de retardado .

  100. O engraçado é que maioria dos CV de merda nunca entrou num caminhão na vida pra falar este tanto de merda pq falar de caminhoneiro e fácil né agora falar das merdas q os motoristas de automóveis faz ninguém fala né bando de merdas …..

  101. Engraçado, PRF não vai no senado resolver essa roubalheira que o Brasil está sofrendo.
    Outra coisa, que entende um pouco de caminhão e estrada, sabe que esse acidente de pai e filho, não tem nada a ver com traseira arqueada, o problema é andar muito colado, e com a pancada o caminhão do menino ergueu a traseira do caminhão do pai. Sim gosto de traseira arqueado mas não em excesso caminhão fica feio ( PRA MIM). Bota 3, 4 molas a mais tranquilo. Aí vem um cidadão que rodou 600 km vai conta caminhão arqueado? Pelo amor em, denuncia estradas esburacadas, denuncia esses combustíveis com preço elevado,
    denuncia deputados e senadores que só pensa neles. pó gente vamos se preocupar com coisas mais importantes, E NAO SE PREOCUPEM CAMINHAO ESTA ACABANDO, VAMOS VER OQUE VCS VAO FAZER SEM CAMINHAO.

    • O Brasil pode perfeitamente viver sem caminhões arqueados colocando vidas em risco. Aliás, o pai que você menciona somente sobreviveu porque colidiu na traseira de outro caminhão que não estava arqueado.

  102. Todo caminhão tem a traseira ligeiramente mais alta que a frente, ok? Esses que tem molas exageradamente arqueadas ficam horríveis! Já ví uma vez um caminhão ser rejeitado para carregar porque a traseira estava muito mais alta que a doca!! Que otário!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui