Um caminhão que transportava 22 mil litros de ácido clorídrico, avaliado em R$ 14,8 mil, tombou na rodovia Anhanguera (km 342), na madrugada de sexta-feira. Segundo o motorista, que prefere não ser identificado, dois caminhões teriam o empurrado para o acostamento. Ele acredita que os motoristas tinham a intenção de roubar a cabine do caminhão.

O motorista viajava de Sumaré a Uberlândia (MG), e o tombamento ocorreu por volta das 3h20. “Os dois caminhões foram me fechando e me jogando no acostamento, quando a carreta perdeu a estabilidade e foi deslizando até o canteiro”, afirma o motorista.

Segundo ele, que não teve nenhum ferimento, após conseguir abrir a porta da cabine sozinho viu os dois caminhões parados metros adiante. “Quando me viram saindo da cabine, partiram”, afirma o motorista.

O motorista diz que menos de mil litros do produto vazou. Ainda na madrugada, a Embrae (Empresa Brasileira de Cargas), empresa onde o motorista trabalha, acionou a S.O.S. Cotec para atender o vazamento do produto químico.

Engenheiros da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) estiveram no local para verificar possíveis impactos ambientais, principalmente em um córrego afluente do rio Pardo localizado a alguns metros de onde ocorreu o acidente.

Vandir Torraca, engenheiro da Cetesb, disse que o produto não chegou no córrego. “Se teve algum contato, foi pela infiltração do solo, mas uma quantidade mínima. Como o pH medido foi baixo, se caiu no córrego não causou nenhum problema”, afirma.

Em cima do ácido, foi jogado cal. No final da manhã de sexta-feira, funcionários da S.O.S. Cotec iniciaram a transferência do produto para outro caminhão. O Corpo de Bombeiros acompanhou todo o trabalho como prevenção de eventual incêndio.

Parte da pista foi interditada pela Polícia Rodoviária.