Um caminhão carregado de produtos químicos estava estacionado no pátio de um restaurante às margens da BR-116, no km 275, na localidade de Dalago, município de Capão Alto. O motora saiu para almoçar no final da manhã de quarta (17). Marcelo Leite Oliveira, 38 anos, o condutor, após matar o rango saiu para seguir viagem e deparou-se com seu Mercedes LXB-1818 placa de Novo Hamburgo (RS) caído numa ribanceira às margens da rodovia.
Marcelo seguia de Lages a Novo Hamburgo com o tanque carregado com 22 mil litros de Sulfato de Alumínio, que serve para o tratamento de água. O acidente aconteceu numa área próxima a um curso d’água. Foi isolado pelo Corpo de Bombeiros de Lages, com auxílio da equipe do pedágio.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, não houve vazamento, mas a Polícia Ambiental e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) acompanharam a retirada do caminhão à tarde. Foi sugado o produto do brutus para retirar o caminhão. Mesmo assim foi feita barreira de contenção para evitar que o produto e resíduos vazassem.