Caminhão é autuado na BR-116/MS por irregularidades no transporte de produto perigoso
VENENO: Caminhão é autuado na BR-116/MS por irregularidades no transporte de produto perigoso. Foto: Divulgação/PRF-MS

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), veículo recebeu sete multas, além do condutor e do embarcador

Um caminhão Mercedes-Benz, de cor azul, foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de sexta-feira (15), no km 516 da BR-163/MS, em Jaraguari (MS), transportando seis toneladas de defensivos agrícolas (veneno) em um caminhão comum desprovido de sinalização especifica e EPI.

Segundo a PRF, o condutor não tem curso MOPE, o que é ilegal. Além disso, o veículo apresentava diversas irregularidades, como: freio do 2º eixo inoperante, iluminação de LED no para-brisa, luzes laranjas instaladas na traseira e branca na lateral, cronotacógrafo sem disco e vencido, descarga livre (sem silencioso), adesivo no para-brisa, falta de equipamento obrigatório.

O transporte de produto perigoso por pessoas sem preparo e em caminhões desprovido de avisos e EPI, coloca em sério risco a vida de pessoas que possam atuar em eventual sinistro, além de agravar danos ao meio ambiente e ao próprio motorista, a depender do caso“, explicou a PRF.

Ainda de acordo com a PRF, o transporte de produto perigoso sem equipamento de proteção individual, de emergência, sem placas de sinalização do produto transportado (número da ONU) é grave.

Caminhão é autuado na BR-116/MS por irregularidades no transporte de produto perigoso
FALTA DE SINALIZAÇAO ONU: Caminhão foi autuado na BR-116/MS por irregularidades no transporte de produto perigoso. Foto: Divulgação/PRF-MS

Segundo a PRF, o motorista não curso MOPE. As autuações de produto perigoso foram realizadas também para o embarcador constante na Nota Fiscal. O caminhão foi removido para o pátio conveniado até a regularização das infrações.