Caminhão e carga da tragédia na BR-116 pertencem à HMA Transportes
A HMA Transportes seria também dona da carga e responsável por entregar veículo a motorista com a CNH suspensa. Reprodução/Redes Sociais

Veículo envolvido na tragédia na BR-116 pertence à HMA Transportes Ltda, localizada em Barra de São Francisco, Espírito Santo

O Estradas apurou que a carreta envolvida no sinistro (acidente) da BR-116, pertence à HMA Transportes Ltda, localizada em Barra de São Francisco, Espírito Santo. No mesmo local, funciona a HMA Granitos, o que sugere que a carga de granito era de responsabilidade da empresa. O caminhão está registrado no Detran-ES.

Cronotacógrafo regularizado e histórico de multas

A reportagem também apurou que o cronotacógrafo do caminhão está regularizado, com a verificação em dia, permitindo que as autoridades analisem dados como velocidade praticada, tempo de direção contínua do motorista e distância percorrida ao longo do trajeto.

Uma pesquisa realizada pelo Estradas revelou que o veículo, um Volvo FH 540 6X4T, fabricado em 2022, acumula algumas multas e continua registrado exclusivamente em nome da HMA Transportes.

Especializada no transporte de blocos de granito, a empresa foi multada em 2024, em ao menos quatro ocasiões, segundo informações preliminares. Mas não foi possível saber se o condutor seria o mesmo que está foragido.

Janeiro: Multa por não adentrar à área de pesagem obrigatórias (R$195,23). Essa infração ainda não foi paga, conforme consta no sistema do Dnit.

Fevereiro; multa por não indicar o real infrator, em Brasília (DF)

Abril: Excesso de velocidade na BR-101, no trecho capixaba, mais precisamente em Guarapari.

Julho e agosto: Duas multas por excesso de velocidade no trecho baiano da BR-116.

O portal ainda não conseguiu contato com responsáveis pela HMA Transportes para esclarecer os motivos de a empresa ter confiado a carga a um motorista com CNH suspensa.

Traseira arqueada e fiscalização negligenciada

Há suspeitas de que a carreta transportava a carga com a traseira arqueada, uma prática irregular que, segundo fontes, tem sido negligenciada na fiscalização.

Essa falta de rigor teria se intensificado após solicitação do então ministro Tarcísio de Freitas ao diretor da PRF na época, Silvinei Vasques, pouco antes de Tarcísio lançar sua candidatura ao governo de São Paulo. Conforme o Estradas.com.br revelou à época.

Indícios de quarto veículo no acidente

Segundo o perito Rodrigo Kleinubing, especialista em sinistros com veículos pesados, o relato de um sobrevivente do carro que ficou preso sob a carreta reforça a possibilidade de um quarto veículo envolvido na tragédia.

O sobrevivente relatou que uma picape teria colidido na traseira do carro, empurrando-o para debaixo da carreta. Kleinubing disse: “Os danos na traseira do automóvel são compatíveis com a versão apresentada. Depoimentos como esse são fundamentais para reconstruir a dinâmica do sinistro.”

Kleinubing enfatiza que a colisão do granito com o ônibus pode provocar o incêndio de rápida propagação.

Já o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, questiona a ausência de menção oficial ao possível envolvimento de outro veículo e critica a situação do motorista da carreta: “É crucial entender por que um condutor com habilitação vencida estava transportando essa carga. Isso é ainda mais preocupante, considerando que a empresa parece transportar carga própria. Também é fundamental que ele seja testado para drogas, com o exame do cabelo, o que permitirá indicar se o uso frequente de drogas seria uma das razões de estar com a CNH suspensa.”

16 COMENTÁRIOS

  1. A omissão de socorro em si já configura um crime terrível, tem ter muita frieza para tal atitude! A quantidade de advogados que compareceram com ele para depor prova a cumplicidade da transportadora.

  2. Imprudência Pura, carteira suspençã peso demais rodovia perigosa correria orario madrugada vários ingredientes para acontecer acidente que pague pelo erro por que a vida das pessoas não. Vouta mais cadeia neste chofe da carreta

  3. Pelas fotos, é inegável que a carreta é arqueada, o que pode ter facilitado a queda da carga contra o ônibus. A versão do pneu do ônibus que estourou não se sustenta, pela posição dos veículos envolvidos.
    O detalhe do arqueamento merece toda a atenção da perícia.

  4. No BRASIL É ASSIM acontece acidentes só fica nos comentários más as autoridades competentes não fazem nada para não repetir. Continua os ACIDENTES.Porque as LEIS BRASILEIRA SÃO DA ÉPOCA DE NOÉ INICIOU A CONSTRUÇÃO DA ARCA. ATÉ TEM LEI FRACAS, MÁS MESMO ASSIM NÃO SE CUMPRI

  5. O fato do condutor ou motorista estar com a carteira vencida não é fato importante para a causa do acidente, um motorista pode ir do Belém a Porto Alegre sem habilitação e não ser parado pela PRF e nem causar acidente, o que tem que ser analisado é o que fez com que o 2º reboque desengatasse do conjunto e trabalhar conjuntamente com as empresas para aperfeiçoar o sistema de trava, se o profissional não pesquisar a real situação da própria habilitação ele não vai descobrir a realidade, os Detrans não informam nada. Sobre multas de excesso de velocidade, eu levei uma multa de 880,00 reais porque passei num radar de 30km/h a 60 km/h. A tragédia aconteceu e o negócio é fazer uma apuração bem feita do acidente para melhorar o que não estiver ok.

    • Motorista profissional que não sabe verificar condição de habilitação, depois de ser flagrado na Operação Lei Seca não merece dirigir. A empresa não pode entregar carga para condutor sem habilitação em dia. Quando o limite é de 30km/h e você passa a 60km/h a culpa é sua e não do responsável da via. A 30km/h a possibilidade de matar um pedestre é quase nenhuma. A 60km/h a morte é praticamente garantida.

  6. Desculpa mais não entendi sua mensagem como assim semi reboque essa carreta e quarto eixo PR favor amigo agora que essa empresa tem que ser responsável com certeza contratar um camarada deste pelo amor de Deus

  7. Desculpa mais não entendi sua mensagem como assim semi reboque essa carreta e quarto eixo PR favor amigo

  8. Os carreteiros gostam muito é de fechar estradas para defender presidente f@scis t@s/golpis t@s e parecem que se esqueceram de como conduzir os seus caminhões pelas estradas brasileiras com responsabilidade.

  9. Quebrada de asa, implemento arqueado e rebite… talvez isso explique o tombamento do último semi-reboque em uma reta. À frente do ônibus seguia outra carreta

  10. Já vi muitos acidentes com esses indícios. Como quebrar quinta roda, quebrar pino rei, quebrar trava facão ou mesmo o gavião da quinta roda. Já vi carretas caindo na pista, outras saindo da estrada, é um acidente que sempre é visto nas estradas. Esse acidente gerou uma proporção maior, por ter envolvido um ônibus e ter tantas vítimas fatais como teve. Mais pra quem viaja sempre é uma coisa quase q normal se deparar com carretas com esse problema.

  11. Bom !!! Sou caminhoneiro a 40 anos conheço bem esses implementos rodoviário e pelo que eu percebi, o último semi-reboque desengatou, causa não travamento ou quebra do gavião sistema de segurança que não deixa destravar a trava, a carreta guinou pra baixo, o bloco de granito se soltou e caiu na rodovia, no momento em que o ônibus passava, só olhar as fotos e verá que só tem o semi reboque, o bloco de granito, o ônibus e o automóvel, o semi-reboque primário continua engatada no cavalo mecânico a frente intactos.

    • O problema todo,além do que vc disse, é que esse tipo de carga é proibido de rodar durante a noite,e o mais grave de tudo é a transportadora saber que o seu motorista está com a CNH vencida a mais de dois anos e ainda entregar o veículo a eje.Essas cargas de granito em carreta graneleira grade alta já é para esconder da fiscalização,pois os caras sabem que é proibido circular com esse tipo de carga depois do por do sol, e antes do nascer do sol,e carregam em carretas graneleiras com lonas para ludibriar os guardas,pois assim fica mais difícil a visualização da carga,já que está toda comberta pelas grades altas e a lona da carreta,ao contrário da carreta padrão que carrega esse tipo de carga,que é uma grade baixa.Quem assume esse tipo de risco tem que assumir a responsabilidade e enfrentar as consequências da lei,pois sabia dos riscos envolvidos.E não é de hj que acidentes graves envolvendo pedras de granito vem acontecendo,vez outra solta uma pedra dessas de cima de carreta nas rodovias e nem todo mundo fica sabendo.Na 101 a PRF sempre está aprendendo esse tipo de carga,a maioria das vezes por excesso de pesso.Só espero que as autoridades tomem providencias para que esse tipo de tragédia não aconteça mais é que a justiça para os familiares das vítimas sejam feitas,já que a vida das vítimas não voltam mais.

    • Verdade meu caro mas como afirmar que não foi uma falha do motorista ao fazer movimentos excessivos ou poderia ser causado pelo fato da traseira estar arqueada realmente bem complicado pois o cidadão estava com a CNH vencida nessa ele já perde a razão.

Comentários encerrados