O veículo transportava cerca de 15 toneladas de cimento que vinha do Paraná, com destino a São José, na Grande Florianópolis
Anita Souza – Um caminhão carregado de cimento que havia tombado na segunda-feira no acostamento da BR 101, em Balneário Camboriú, continuou no mesmo local durante todo dia de ontem. O motivo foi a falta de um guincho que suportasse o peso da carga de aproximadamente 15 toneladas.
O acidente aconteceu na segunda-feira às 5h15 da manhã no quilômetro 138,5, na primeira curva que dá acesso ao Morro do Boi, sentido Norte/Sul. O motorista, Altair Francisco Cunico, de 41 anos, não teria revelado aos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal o motivo do acidente, e não foi descartada a possibilidade de que ele tenha dormido ao volante.
De acordo com a PRF, a pista não precisou ser interditada porque o veículo vindo do Paraná tombou no acostamento. Ainda de acordo com a PRF, o cavalinho do caminhão foi retirado antes das 12 horas da segunda-feira, e que não foi possível retirar a carroceria em razão do peso da carga de cimento. Foi preciso primeiramente, que a empresa Itambé (proprietária da carga) contratasse uma empresa especializada para retirar a carga. “Começamos a retirar o material por volta das 8 horas de hoje (terça-feira) a previsão é que terminemos de retirar o cimento somente amanhã (hoje)”, comenta Diego Figueiredo, da empresa Cidade Limpa Disk Entulho.
Diego relatou que até as 15 horas já haviam sido retirados cerca de oito metros de cimento, ou seja, 60 sacos do produto e mais uma caçamba com o cimento solto. Todo o material estava sendo colocado em um terreno no bairro Nova Esperança. O motorista da Itambé vinha da cidade de campo Largo/PR, e o destino era São José, na Grande Florianópolis.