O congestionamento na BR-364, em Alto Araguaia, a 426 quilômetros de Cuiabá, ultrapassou a 45 quilômetros neste sábado (23) por causa dos caminhões e carretas que aguardam para descarregar no terminal ferroviário administrado pela América Latina Logística (ALL). Por meio de nota, a assessoria da ALL informou não ter controle sobre a origem das cargas e apenas do recebimento. Disse ainda que aguarda a autorização para que outra empresa comece a operar no terminal.

Escoamento de grãos é prejudicado por filas em portos e terminais
Um dos motoristas reclamou das dificuldades enfrentadas no local. “Cheguei às 8h (deste sábado) e estou parado até agora. A fila andou um ou dois quilômetros e parou de novo. Estou há 3 horas sem sair do lugar. Não tem banheiro para usar, nem água para beber. Era preciso uma programação para receber uma determinada quantia de caminhões por dia porque a situação está deplorável”, reclamou o caminhoneiro Maurício Galli.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão no local tentando fazer o trânsito de carros de passeio e caminhões com cargas perecíveis fluir, ainda que de forma lenta. A orientação é para que os motoristas evitem usar esse trecho da BR-364.

Desde o início deste mês tem ocorrido congestionamentos na rodovia devido ao descarregamento. No entanto, a situação havia sido controlada e voltou a se agravar neste final de semana. No dia 7 deste mês, a Associação de Transportadores de Carga de Mato Grosso informou ter protocolado um pedido na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedindo uma fiscalização no terminal.

Na ocasião, a ALL emitiu nota dizendo que a companhia solicitou aos clientes dela que suspendam o envio de cargas excedentes para que os trabalhos sejam normalizados.