Caminhões terão restrição na área urbana da BR-319/RO, em Porto Velho, a partir de 1º de maio
RESTRIÇÃO: Caminhões terão restrição na área urbana da BR-319/RO, em Porto Velho, a partir de 1º de maio. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Decisão baseia-se em estudos técnicos realizados em 2024, que apontam o impacto do alto fluxo de veículos pesados na infraestrutura viária e na fluidez do tráfego

A partir do próximo dia 1º de maio, os veículos pesados terão restrição de tráfego no trecho urbano da rodovia BR-319, em Porto Velho (RO).

A medida foi publicada no último dia 9 no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria nº 2.358/2025, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo o documento, o objetivo é melhorar a fluidez do tráfego, reduzir o número de sinistros (acidentes), melhorar a segurança dos usuários.

Ainda conforme a portaria, ficam proibidos de tráfego os caminhões com peso bruto igual ou superior a 23 toneladas, na área urbana de Porto Velho (RO), que compreende o trecho entre os km 136+700 (início da Ponte sobre o Rio Madeira) e 144+900 (entroncamento com a BR-364, no Trevo do Roque), no período de segunda a sexta, nos seguintes horários:

  • Manhã: das 6h30 às 8h
  • Tarde: das 17h30 às 19h

Conforme estabelece a portaria, a implantação de sinalização adequada para informação aos condutores, fica a cargo do Dnit, com apoio da Prefeitura de Porto Velho (RO).

A implementação dessa restrição nos horários de pico, aliada a rotas alternativas e áreas de apoio aos caminhoneiros, pode reduzir os índices de sinistros e melhorar o fluxo de trânsito, promovendo um ambiente mais seguro e eficiente para todos.

A medida será acompanhada de ações educativas, que terão início em maio. O Dnit, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o apoio da Prefeitura de Porto Velho (RO), realizará campanhas informativas para conscientizar motoristas e caminhoneiros sobre as novas regras.

Segundo o Dnit, essa decisão baseia-se em estudos técnicos realizados desde o primeiro semestre de 2024, que apontaram os impactos do tráfego intenso de veículos pesados na mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida da população.

De acordo com o levantamento, a presença de caminhões nos horários de pico compromete a fluidez do tráfego aumenta o risco de sinistros e dificulta o deslocamento de pedestres e veículos de menor porte. Mais informações no site do Dnit.

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