Filmado por usuários na BR-116, caminhoneiro estava sob efeito de cocaína e quase matou o policial

Um caminhoneiro foi preso após atropelar um policial militar na BR-116, no Ceará. Sob efeito de cocaína, ele fugiu do local sem prestar socorro, foi identificado por vídeos de testemunhas e localizado horas depois pela Polícia Rodoviária Federal.

Um caminhoneiro de 34 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (16) após atropelar um policial militar na BR-116, no município de Russas, interior do Ceará, e fugir sem prestar socorro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista estava sob efeito de cocaína no momento do acidente.

A vítima, um policial militar de 42 anos, conduzia uma motocicleta quando foi atingida pelo caminhão. Ele sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe, onde recebeu atendimento médico.

Antes do atropelamento, usuários da rodovia já haviam alertado a PRF sobre a condução extremamente perigosa do caminhão, que trafegava em zigue-zague, invadindo a contramão e o acostamento.

Vídeos foram decisivos para a identificação

Testemunhas gravaram o momento em que o caminhão atingiu a motocicleta do policial. As imagens foram entregues no posto da PRF em Russas e cruzadas com câmeras de monitoramento da rodovia, permitindo a identificação da placa do veículo.

O caminhoneiro foi localizado ainda na BR-116, no município de Morada Nova. Durante a abordagem, os agentes encontraram, na cabine do caminhão, um prato com vestígios de cocaína. O veículo apresentava danos frontais compatíveis com a colisão.

Uso de droga para evitar o descanso

O motorista confessou ter usado cocaína e afirmou que consumia a droga para permanecer acordado e tentar chegar mais rápido em casa. Ele também admitiu que atingiu o motociclista.

A PRF constatou que o disco do tacógrafo não era substituído havia um longo período, o que pode indicar descumprimento do tempo de descanso obrigatório para motoristas profissionais. O teste do bafômetro deu negativo para álcool.

O caminhoneiro foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Russas, onde permanece à disposição da Justiça.

Para o Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, isto revela o grau de irresponsabilidade dos dirigentes dos Detrans que permitem mais de 1 milhão de motoristas que dirigem caminhão, carreta e ônibus, circularem com exame toxicológico vencido. “São potenciais assassinos circulando pela sensação de impunidade que os dirigentes desses órgãos geram com sua omissão criminosa.”