Na noite de ontem, terça-feira (21/06), no Km 271 da BR 343, em Campo Maior (PI), policiais rodoviários federais flagraram o condutor de um caminhão Ford de placas JDP-7676 realizando passagem forçada.

Esse é um tipo de infração extremamente perigosa, uma vez que consiste em ultrapassar um veículo na iminência de cruzar com outro que venha em sentido oposto, representando elevado risco de colisão frontal, a principal causa de morte nas BR’s de todo o país.

Realizada a abordagem, foi encontrado com o homem de 42 anos um total de 9 comprimidos de nobésio, um tipo de anfetamina.

A droga, que tem efeito estimulante, permite à pessoa ficar mais tempo acordada, sendo consumida por motoristas que desejam passar mais tempo ao volante, o que potencializa o risco de acidentes, uma vez que, mesmo deixando a pessoa acordada, a substância não impede os efeitos do cansaço, dentre eles a redução da percepção e dos reflexos.

O homem foi autuado, com penalidade de 7 pontos na CNH e multa de R$ 1.915,40. Também foi detido pelo porte da anfetamina e lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, quando ele prestou compromisso de comparecer e prestar esclarecimentos em juízo.