Quem trabalha no volante nem sempre tem bons hábitos alimentares. Refeições rápidas, cheias de gorduras e carboidratos podem ser uma bomba para a saúde, especialmente se associadas a pouca ou nenhuma atividade física. Para auxiliar no cuidado com a saúde desse público, a concessionária de rodovias VIAPAR realiza, nesta quinta (25), a 19ª edição do Saúde do Caminhoneiro, no Posto da Polícia Rodoviária em Paranavaí (BR 376 – km 108), entre 9h e 17h, com uma novidade: atendimento nutricional.

Os caminhoneiros receberão instruções de como melhorar a escolha dos alimentos para que tenham uma alimentação mais saudável, conhecer os benefícios dessa mudança de hábito e as complicações que uma alimentação errada pode causar ao trabalho deles.

O resultado de todos esses atendimentos é um levantamento que traça o perfil dos profissionais que passam grande parte do tempo no volante. Nas 18 edições do evento organizadas pela VIAPAR, foi constatado que 69% dos atendidos estão com o peso acima do ideal; 52% têm problemas de visão; e 37% apresentam problemas posturais.

Os caminhoneiros que passarem pelo local poderão também fazer avaliação postural, verificar a pressão arterial, fazer exames de visão, assistir palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids, colocar as vacinas de febre amarela, hepatite e tétano em dia e cortar o cabelo, tudo gratuitamente.

O Saúde do Caminhoneiro é um projeto da VIAPAR em parceria com o Instituto de Olhos de Maringá, Centro Universitário de Maringá, Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí, Sest/Senat, Porto Seguro Seguros e BR-Vida.