Exames e consultas médicas foram realizados gratuitamente para 468 motoristas durante a Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias. A ação aconteceu entre os dias 22 e 26 de setembro no Posto RVM, localizado no km 244 da SP-340, em Casa Branca, e integrou as iniciativas da concessionária durante a Semana Nacional do Trânsito. Do total de usuários atendidos, 68% são motoristas de caminhão.

No levantamento realizado junto aos caminhoneiros foi constatado que 75% desses profissionais têm alimentação irregular e 80% estão fora do peso normal, sendo 36% com quadro de obesidade mórbida. Outros dados apontam ainda a má qualidade de vida desses motoristas. Vale ressaltar que 68% deles não têm como hábito a prática de atividades físicas, 65% ingerem bebida alcoólica regularmente, 17% são fumantes, 16% dormem menos de oito horas diárias e 24% usam algum tipo de medicamento.

Em 30% dos caminhoneiros a aferição de pressão arterial sugeriu atenção e o exame de eletrocardiograma apontou alteração em 5% desses motoristas. Do total, 22% têm idade acima de 51 anos e 6% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes.

O coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho, avalia que os motoristas, especialmente caminhoneiros, devem ficar mais atentos à saúde e qualidade de vida. “Hábitos alimentares inadequados, falta de atividade física regular e excesso de peso são combinações perigosas para o coração. São fatores que aumentam consideravelmente os riscos de infarto e acidentes vasculares”, alerta.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e tem como objetivo orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sanguínea.

Também é distribuída aos usuários cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas, funcionamento do aparelho circulatório, alimentação saudável e dicas de segurança. Esta edição da campanha contou ainda com serviço gratuito de corte de cabelo. Desde que foi criada, em julho de 2002, a campanha já atendeu mais de 18 mil usuários.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui