SEGURANÇA: A Volvo colocou on-line mais um dos filmes da série "Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes". Igor Zveibrucker, diretor geral do Grupo ALP/Bessega & Marson, aderiu à campanha. A ação da montadora é totalmente digital, e consiste em uma série de vídeos no YouTube com relatos de transportadores que priorizam redução de sinistros de trânsito em suas operações. Fotos: Divulgação/Volvo

Série de filmes documentais no YouTube tem mais de 1,3 milhão de visualizações e destaca empresas que avançam no ideal de zerar acidentes fatais com caminhões e ônibus

A Volvo colocou on-line mais um dos filmes da série “Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes“. Numa ação totalmente digital, a campanha consiste em uma série de vídeos no YouTube com relatos de transportadores que priorizam redução de acidentes (sinistros) em suas operações.

De acordo com Marco Greiffo, head de comunicação corporativa da Volvo, segurança é um valor fundamental para a Volvo desde a fundação em 1927. “Somos a marca que mais inova em tecnologias para evitar acidentes. Além disso, agimos também na mobilização do setor de transportes para esse objetivo. A visão Zero Acidentes é nossa visão de futuro com os veículos da marca“, frisa.

O mais recente filme foi estrelado pelo Grupo ALP/Bessega & Marson, de Canoas (RS), referência no transporte de produtos químicos e combustíveis. Em pouco mais de um mês, o material já teve mais de 553 mil visualizações no YouTube. “As inovações do veículo, além da segurança humana que a equipe da Volvo nos proporciona, trazem muita confiança”, afirma Igor Zveibrucker, diretor geral da empresa, em depoimento no vídeo. O Grupo investe pesadamente em capacitações para uma melhor condução, gerenciamento de riscos e produtos de alta tecnologia.

Visão Zero Acidentes

Lançada em 2021, a campanha de comunicação destaca empresas que compartilham com a Volvo da visão Zero Acidentes fatais e investem em gestão de segurança de tráfego rodoviário, seguindo os requisitos da ISO 39001. A norma internacional apresenta diretrizes de gerenciamento que permitem reduzir o número de fatalidades por meio do controle das variáveis do ambiente e da condução. “Há quase uma década a Volvo trouxe a visão Zero Acidentes para o Brasil, fortalecendo nosso compromisso com a segurança. As empresas que seguem esse modelo conseguiram reduzir colisões e aumentar a produtividade de suas operações, reduzindo também prejuízos econômicos. Com esta ação de comunicação queremos divulgar ainda mais esse conceito e ampliar o alcance”, ressalta Greiffo.

Os vídeos anteriores da campanha também tiveram grande repercussão. O primeiro filme da série entrou on-line em outubro e já soma mais de 340 mil visualizações. Foi estrelado pela IC Transportes, de Sumaré (SP). Já o material com a Transacácia Turismo, operador de ônibus sediado em Maringá (PR), foi publicado no final de novembro e já soma 427 mil visualizações. Ambas as empresas reforçaram que a segurança oferecida pela Volvo é fundamental para garantir a eficiência de suas operações. Ao longo de 2022 estão planejados novos filmes, com empresas de diversos segmentos em que a marca atua.

COMPROMETIMENTO: O primeiro filme da série, estrelado pela IC Transportes, entrou on-line em outubro e já soma mais de 340 mil visualizações. Ivan Luís Camargo, vice-presidente da empresa, reforça o comprometimento da IC Transportes na campanha da Volvo.

Voltada à segurança

A Volvo possui um longo histórico com inovações referentes à segurança no transporte comercial. Desde sua criação, na Suécia, em 1927, os fundadores Assar Gabrielsson e Gustaf Larsson definiram o assunto como um valor fundamental de marca. Já em 1959, o engenheiro da Volvo Nils Bohlin desenvolveu o cinto de três pontos. Naquela época, a empresa abriu mão da patente para que o dispositivo pudesse ser usado pelos demais fabricantes do setor, em benefício de toda a sociedade. Estima-se que mais de 1 milhão de vidas já tenham sido salvas pelo dispositivo, que até hoje é considerado o maior invento de proteção de passageiros da indústria automotiva.

Atualmente, os veículos comerciais Volvo contam com uma enorme variedade de dispositivos de segurança. Pode-se citar, como exemplo, o Piloto Automático com frenagem de emergência, capaz de frear os caminhões e ônibus da marca de forma automática para tentar evitar colisões, independente da ação do motorista. Há ainda Sensores de Faixa, que alertam para mudanças involuntárias de direção e o Detector de Atenção, que emite um sinal sonoro quando o sistema nota sinais de cansaço no motorista.

Já a última geração de caminhões Volvo vem equipada com o Piloto Automático de Descida, que permite manter a velocidade segura em declives, além da opção de Faróis Antiofuscamento, que se adaptam automaticamente ao tráfego independente da ação do condutor.

MAIOR EFICIÊNCIA: Antônio Reinaldo, diretor da TransAcácia Turismo, ressalta a importância da prevenção de sinistros para garantir a eficiência nas operações da empresa.

Programa Volvo de Segurança no Trânsito

Muito além do desenvolvimento de novas tecnologias para seus produtos, a Volvo conta com outras ações para conscientizar e alertar a sociedade para uma mobilidade mais segura. Neste contexto, surgiu em 1987 o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). O projeto tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade na busca de soluções para aumentar a segurança e reduzir a quantidade e a severidade dos sinistros de trânsito. Algumas de suas iniciativas atuais são a promoção da visão Zero Acidentes, o Atlas da Acidentalidade, a ISO 39001 e o aplicativo Eu Rodo Seguro.

Filmes da campanha “Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes”

• Grupo ALP/Bessega & Marson – https://youtu.be/w1e2tHBKBBg
• TransAcácia Turismo – https://youtu.be/5Ig96egQDXc
• IC Transportes – https://youtu.be/rz8Jp9WqzoU

Com informações da Comunicação da Volvo

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui