O Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes – DNIT, o Exército e o Centro de Excelência em Engenharia de Transporte – CENTRAN realizam campanha educativa em pontos estratégicos da BR-101 Nordeste. O objetivo é tentar minimizar a ocorrência de acidentes nesse período em que o fluxo de veículos aumenta nas rodovias federais. A Campanha acontece nos três Estados envolvidos com a duplicação da rodovia: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Iniciada em dezembro, se estenderá até março de 2007.
Com o tema “BR-101 Nordeste, onde a vida é prioridade”, a campanha foi intensificada na Paraíba, no último dia oito, no posto da Operação Manzuá (saída para a cidade de Recife /PE). Os representantes dos órgãos envolvidos distribuíram guias contendo dicas de como trafegar seguro nas estradas, adesivos, bonés e camisetas aos motoristas.
O superintendente em exercício do DNIT na Paraíba, Gustavo Adolfo, destacou a importância da campanha, como meio de alertar os motoristas quanto à necessidade de adotar medidas de segurança ao viajar. Segundo ele, o aumento do fluxo de veículos na BR-101 é estimado em 30%, comparado ao mesmo período do ano passado.
No folder distribuído aos motoristas, várias dicas de segurança envolvendo a manutenção dos automóveis: o calibramento dos pneus, inclusive o estepe; balanceamento das rodas e o alinhamento da direção; a troca do fluido de freio a cada dois anos; a verificação do nível de óleo de motor, água do radiador, das velas e seus cabos; a necessidade de misturar algumas gotas de detergente neutro na água do reservatório do limpador de pára-brisa e a verificação do estado das lâmpadas e fusíveis.
Também é recomendado que os motoristas, ao ultrapassarem outros veículos acionem a seta (pisca-pisca), deixando-a ligada e, antes de passar por caminhões e ônibus, dêem uma leve piscada de farol, ou toque na buzina; que mantenham distância segura dos carros, posicionando-se bem ao dirigir, e que façam a adequada acomodação das bagagens.