ACORDA: Campanha de conscientização será desenvolvida na balança de Queluz, na Via Dutra (BR-116), nesta sexta (23), das 5h às 8h. Foto: Divulgação/NovaDutra

De acordo com a concessionária NovaDutra, propósito é alertar os caminhoneiros sobre os riscos de dirigir cansado; ação será das 5h às 8h, balança do km 0+800, sentido Rio

A concessionária NovaDutra, responsável pela Via Dutra (BR-116), realiza nesta sexta-feira (23), das 5h às 8h, na balança de Queluz, pista sentido Rio, mais uma ação da campanha “Acorda Caminhoneiro’.

De acordo com a concesssionária, o objetivo é alertar os profissionais da boleia sobre os riscos de dirigir cansado.

Ainda de acordo com e a empresa, o caminhoneiro precisa se conscientizar que o ato de dirigir exige o desempenho de três funções essenciais:

  • cognitiva (atenção e concentração)
  • motora (aquela que permite ao condutor reações imediatas)
  • perceptiva (que abrange os sentidos tato, visão e audição)

Diante disso, as paradas periódicas durante a trajeto da viagem, principalmente os mais longos, são importantes, já que contribuem para a segurança de quem está na rodovia.

Segundo a NovaDutra, a ação tem o apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a atividade, os funcionários da concessionária e os inspetores da PRF irão abordar os caminhoneiros, com folheto educativo do programa ‘Estrada para Saúde’, que oferece serviços para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do motorista profissional.

O material traz dicas para garantir uma viagem segura, como a importância da parada a cada duas horas dirigindo e a necessidade de dormir antes de uma viagem. Também ocorrerá orientação dos fiscais da ANTT sobre segurança viária e entrega de folhetos explicando a importância do uso de fitas refletivas nos caminhões, como forma de evitar acidentes. Por fim, todos os motoristas profissionais irão receber uma flanela da concessionária. Mais informações no site da NovaDutra ou pelo 0800 017 35 36.

Serviço:

Campanha ‘Acorda Caminhoneiro’

Quando: sexta-feira (23)

Horário: das 5h às 8h

Local: Balança do Km 0+800, pista sentido RJ, em Queluz (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui