COMBATE À CLANDESTINIDADE: Agentes da ANTT e da PRF promoveram em dezembro ações de combate ao transporte clandestino de passageiros no estado de Goiás. Foram apreendidos 27 veículos e lavrados 224 autos de infração. Foto: Divulgação

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Operação Innovatis abordou quase cinco mil passageiros

Com o objetivo de aumentar a segurança do transporte interestadual de passageiros, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou no mês de dezembro, no estado de Goiás, uma grande ação de fiscalização e de conscientização dos usuários sobre os riscos do transporte clandestino.

De acordo com a Agência, a Operação Innovatis teve início na primeira quinzena do mês e abordou 4.649 usuários durante as ações educativas. Além desse trabalho, os fiscais da Agência abordaram 164 veículos e estiveram em 12 estabelecimentos que comercializavam bilhetes de passagem.

Balanço

Segundo dados da ANTT, foram apreendidos 27 veículos fazendo transporte não autorizado de passageiros. Doze infratores foram conduzidos à Polícia Civil para as providências penais cabíveis e quatro estabelecimentos irregulares de venda de passagens foram interditados. Nessa ação, foram lavrados 224 autos de infração.

Ainda de acordo com a Agência, além do trabalho de conscientização do perigo do clandestino, os agentes ressaltaram a todos a importância de se utilizar o cinto de segurança durante todo o trajeto da viagem de ônibus.

Segundo os agentes, durante as fiscalizações a equipe flagrou diversas infrações relativas à segurança, como poltronas sem cintos de segurança, ou inoperantes, para-brisas trincados, extintores de incêndio vencidos, pneus “carecas”, saídas de emergência sem sinalização e sem as devidas instruções de uso, além de motoristas sem curso obrigatório de transporte coletivo de passageiros e passageiros sem documentos de identificação.

Reincidente

Um dos pontos de venda fechados pela Agência voltou a operar, desrespeitando a autuação e, por esse motivo, o proprietário foi conduzido à Polícia Federal (PF). Outro infrator voltou a ser flagrado realizando transporte clandestino de passageiros, sendo novamente autuado.

Além da ANTT, a Operação Innovatis contou com a participação da Delegacia do Consumidor (DECON), da Secretaria de Fazenda do Estado do Goiás (SEFAZ-GO), da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), da Polícia Militar do Goiás (PMGO) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Contribuiu para o êxito da operação a ferramenta desenvolvida pela Agência, o Canal Verde Brasil , um sistema capaz de realizar a leitura ótica de todas as placas de veículos que trafegam nas rodovias, nos principais eixos logísticos do país. Por meio dele é possível monitorar, emitindo alertas eletrônicos, os veículos utilizados no transporte clandestino de passageiros, auxiliando nas fiscalização.

Em caso de denúncias sobre transporte clandestino, os usuários devem entrar em contato com a ANTT pelo telefone 166 ou pelo endereço eletrônico [email protected]