DESENVOLVIMENTO: Sinônimo de pujância, Campinas, conta hoje com mais de 1,1 milhão de habitantes e um parque tecnológico com mais de 50 mil empresas. Foto: Aderlei de Souza

Apesar de não ser mais a rota migratória das andorinhas a marca ainda persiste na cidade

Campinas, localizada a 92 quilômetros da capital paulista, tem um ‘Q’ de São Paulo, seja pelos numerosos arranha-céus, seja pelo parque industrial – a cidade possui nada mais nada menos que 50 mil empresas, a maioria do ramo tecnológico. A cidade com cerca de 1,1 milhão de habitantes, possui um PIB superior a R$ 20 bilhões, é equivalente ao de países da América do Sul, como Bolívia e Paraguai.

Além disso, Campinas é a 11ª cidade mais rica do Brasil, concentrando o terceiro maior parque industrial do país. Graças a estes e outros fatores Campinas é hoje:

• Uma das dez cidades brasileiras que mais geram empregos, segundo levantamento do Ministério do Trabalho.

• A melhor cidade do interior brasileiro para se trabalhar, segundo pesquisa elaborada pela Fundação Getúlio Vargas.

• A quarta maior praça financeira do país (com mais de duas agências bancárias para cada 10 mil habitantes).

Terra das Andorinhas

Na década de 70, para padronizar as calçadas de Campinas, o então prefeito, Lauro Péricles, criou um decreto obrigando que as calçadas da cidade seguissem um padrão: fossem feitas de pedras portuguesas e com o desenho de andorinhas, símbolo da cidade. O tempo passou, a lei caiu, e o concreto ganhou espaço, mas alguns locais ainda preservam essa herança histórica.

ANDORINHAS: Símbolo que ainda persiste entre milhares de campineiros e moradores da região, as andorinhas ganharam expressão em 1970. Algumas calçadas da cidade ainda têm o desenho preservado. Foto: Divulgação

Campinas não é mais rota migratória das andorinhas pelo fato de a cidade ter crescido bastante e substituído sua atividade econômica, antes predominantemente agrícola, com campos, áreas rurais, pastos e terra arada. Mas ficou a marca.

Com relação às atrações, é possível encontrar programas interessantes para crianças e adultos, que podem ser explorados aos finais de semana, entre eles, o tradicional passeio de Maria Fumaça, entre Campinas e Jaguariúna, o Parque Taquaral, onde é possível conhecer uma réplica da caravela que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil, o Bosque dos Jequitibás, o badalado bairro de Joaquim Egydio e Sousas.

A cidade também tem opções para os visitantes da fé. O Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós recebe visitantes de várias partes do Brasil. Todos os domingos, o local recebe mais de duas mil pessoas que participam de missas na Capela de Adoração Perpétua. Além disso, é possível comprar medalhinhas e imagens da santa.

Parque Taquaral (Parque Portugal)

Outra opção de lazer é o Parque Taquaral, conhecido popularmente como Parque Portugal. O local é um dos espaços de lazer mais populares de Campinas, e possui uma réplica da Caravela Anunciação, a nau que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil. É possível entrar na caravela e conhecer um pouco mais sobre a nossa história.

Além disso, há uma lagoa com pedalinhos, bosques destinados a piqueniques, viveiros de pássaros, quadras de esportes e muito mais. Vale a pena conhecer!

Maria Fumaça

Se você gosta de trem, vai se encantar pelo passeio da Maria Fumaça, que leva os turistas até a cidade de Jaguariúna. A locomotiva responsável pelo passeio é uma Alco CP 905 da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. O trajeto possui cerca de 24 quilômetros e passa por fazendas de café, o que garante lindas vistas. Além disso, monitores contam histórias sobre a cidade, as paisagens e o passeio de trem, que acontece desde 1984.

Ao chegar em Jaguariúna, o trem faz uma parada de 30 a 40 minutos. Durante esse tempo, é possível conhecer a estação “Estrela da Mogiana” e a feirinha de artesanato da cidade. Informações: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

Mercadão de Campinas

Famoso pelos produtos, o Mercado Municipal de Campinas, conhecido como Mercadão, foi eleito pelo campineiros como uma das “Sete Maravilhas de Campinas”. O local conta com 143 boxes, nos quais é possível encontrar diversos tipos de frutas, verduras, grãos, temperos, flores e muito mais.

São mais 100 anos de história, que levou o Condepacc a tombar o Mercado Municipal de Campinas, como patrimônio histórico e cultural da cidade.

Sousas e Joaquim Egídio

Os bairros de Sousas e Joaquim Egydio são outras atrações que Campinas oferece. Famosos pela boa gastronomia e lazer que oferecem, esses locais vão proporcionar uma estada mais interessante na cidade.

Joaquim Egídio é um dos quatros distritos de Campinas, que fica na região rural da cidade. Nela, os visitantes podem fazer trilhas, conhecer fazendas e aproveitar o ecoturismo. O bairro fica a 15 quilômetros do Centro de Campinas e faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Cidade.

Já Sousas, o outro distrito, fica a aproximadamente 10 quilômetros partindo do Centro. Sem dúvida, os casarões antigos, as ruas de paralelepípedos, os rios e as cachoeiras em meio a serras sinuosas vão deixar o turista encantado. É o passeio ideal para fazer (muito bem) acompanhado.

Bosque dos Jequitibás

Localizado na região central de Campinas, o Bosque dos Jequitibás é um passeio imperdível. Inaugurado em 1880, tem minizoo, serpentário e Museu de História Natural. Apesar do terreno acidentado, pais com seus filhos são os principais frequentadores.

Onde fica: Rua Coronel Quirino, 2 (Centro)

Horário: de terça-feira a domingo, das 6h às 18h

Preço: grátis

Informações: (19) 3231-8795

Bairro do Cambuí

O Cambuí é considerado o bairro da badalação. O local é repleto de bares e restaurantes que atende a todos os gostos. Do mais simples ao mais requintado.

Só no trecho de 850 metros da Rua Doutor Emílio Ribas entre a Avenida Coronel Silva Teles e a Rua Conceição, há uma dezena de estabelecimentos como o portuga Dom Manoel e os movimentados bares Seo Rosa e Boteco São Bento.

A Praça da Imprensa Fluminense opõe o City Bar, aquele botecão mesmo, com a fama devida ao pesado bolinho de bacalhau e a cerveja gelada – repare na quantidade de tampinhas presas no asfalto da Avenida Júlio de Mesquita.

Passeio rural

Sítio Tio Mário

Para quem gosta de apreciar a arte de um delicioso vinho, a Adega Tio Mário é o lugar ideal para vivenciar esta experiência única. Localizada na Chácara da Boa Esperança, é um passeio imperdível para quem gosta de histórias, natureza e um cenário rural. Com clima bem familiar, rústico e aconchegante, o visitante é sempre recebido de braços abertos e pode aproveitar para degustar dos vinhos produzidos artesanalmente pela Adega. O sítio fica no Bairro Reforma Agrária. Informações: (19) 3881-1319 / 9 9772-3272 e  http://www.adegatiomario.com.br/adega/

Fazenda Tozan

A Fazenda Tozan tem muita história para contar. Além da terra fértil, possui um patrimônio histórico e cultural datado de 1798 e preservado até os dias de hoje.

É a precursora do grupo Tozan do Brasil – um dos mais importantes grupos japoneses aqui instalados. Localizada a 11 quilômetros do centro da cidade de Campinas – SP, a Fazenda Tozan proporciona uma verdadeira viagem no tempo. Sua história começa em 1927, quando a família Iwasaki, fundadora do grupo Mitsubishi, compra a propriedade.

Inicialmente denominada fazenda Ponte Alta, passou pelos ciclos da cana-de-açúcar e cultura cafeeira, incluindo a abolição da escravatura, a imigração européia e o confisco durante a Segunda Guerra Mundial.

Hoje a fazenda é considerada uma das mais bem cuidadas propriedades históricas do Brasil, preservando sua arquitetura, mobiliário e objetos de época. Falar da Fazenda Tozan é contar um pouco da História do Brasil. Informações: http://www.fazendatozan.com.br/ e (19) 3257-2269 e (19) 9 9604-3111.

Onde ficar:

Hotel Malibu Inn

O Hotel Malibu Inn está localizado em Campinas, a pouco mais de dois quilômetros do Estádio Moisés Lucarelli e a três quilômetros do Campinas Shopping. O Wi-Fi é gratuito. Os quartos dispõem de ar-condicionado e TV de tela plana via satélite. Há banheiro privativo com secador de cabelo e produtos de banho gratuitos em todas as unidades. As toalhas e a roupa de cama estão incluídas. Você pode saborear uma refeição no restaurante no local. Outras comodidades incluem recepção 24 horas, lounge compartilhado e lavanderia. O local fica distante 15 quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos. Informações: http://hotelmalibuinn.com.br/ e (19) 2517-7000 e (19) 9 8138-197 (WhatsApp).

Ibis Budget Campinas

O Ibis budget Campinas Aquidaban fica a cerca de 1,3 quilômetro do Estádio Moisés Lucarelli, a dois quilômetros do Estádio Brinco de Ouro da Princesa e a cinco quilômetros do Campinas Shopping e Shopping Iguatemi.

Os quartos dispõem de TV de tela plana e um banheiro privativo com chuveiro. Para sua comodidade, um buffet de café da manhã é servido diariamente.

Além disso, é possível usufruir de um business center no local, e dicas da equipe da recepção no que precisar. O Museu da Imagem e do Som fica a mil metros do hotel e o Teatro Castro Mendes fica a 1,7 quilômetro. Já o aeroporto de Viracopos fica a 18 quilômetros. Informações: https://www.accorhotels.com/brasil/index.pt-br.shtml e (19) 2137-5968.

Pedágios

A viagem de São Paulo até Campinas tem dois pedágios seja pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) seja pela Via Anhanguera (SP-330). O custo da viagem da sai por R$ 19,10 na ida e o mesmo valor na volta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui